Páginas

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

EXPURGOS DE DOCENTES NA FURG É TEMA DE PESQUISA DE ALUNO DA UFPEL

Expurgos de docentes da FURG no período da ditadura militar. Este é o tema da pesquisa Leonardo Prado Kantorski, aluno da UFPel.  A dissertação de seu mestrado em Ciências Sociais foi defendida nesta segunda (1), no Instituto de Sociologia e Política da UFPel. A pesquisa que já vinha sendo realizada pelo jovem desde 2007 foi alvo de elogio de quem assistiu sua banca nesta manhã, ao tratar de um tema ainda tão polêmico e pouco divulgado. “Espero que este trabalho possa ser o pontapé inicial das pesquisas sobre o período da ditadura militar em Rio Grande” enfatizou Kantorski.
Um tema que ganhou notoriedade nacionalmente com as discussões sobre a abertura e divulgação dos documentos secretos do período militar, agora contarão com mais essa parcela de informações de um aluno que busca “a luta pela abertura dos documentos da ditadura, a luta pela verdade” completa.
Com muitas dificuldades de entrevistar os expurgados, devido às grandes repressões que o tema ainda mantém na sociedade em geral, o jovem chegou a descontrair durante sua apresentação. “Eles (professores) possuem uma didática fantástica, mas quando falam deste assunto, ficam tão retraídos quanto eu neste momento” enfatiza Leonardo, um pouco nervoso com a defesa do trabalho.
Ao todo foram inúmeros documentos pesquisados, textos criados e histórias contadas, que deixaram para o jovem intelectual e agora mestre em Ciências Sociais, um enorme aprendizado. “A vida e o sistema podem tirar muitos dos nossos sonhos, mas nada mudará o que somos” conclui o acadêmico.

Jonathan Silva


* Este texto é uma pequena homenagem ao amigo Leonardo. Jovem franzino, de fala mansa, mas de ideais fortes e bonitos. Um jovem intelectual, que tem um futuro brilhante. Um amigo ímpar, que me orgulha neste momento tão especial na vida dele. Parabéns Leo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário