Páginas

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

BRASIL VENCE CAXIAS E REASSUME A PONTA DO GRUPO D NA SÉRIE C

Imagem01
Foi protagonizando um jogão de bola que o Xavante venceu o Caxias neste domingo, e reassumiu a liderança do grupo no Campeonato Brasileiro da Série C. Num dia em que a partida começou antes mesmo de a bola rolar, com uma recepção mais do que calorosa da torcida rubro-negra agitando tudo em frente ao estádio Bento Freitas, o time vermelho e preto conseguiu ser soberano no confronto com os adversários da serra gaúcha, vencendo o clássico por 2 a 0, gols de Athos e Juba.
Com a grande vitória, que também teve direito a um duelo inusitado entre o zagueiro mais alto do mundo e o pequeno Juninho, o Brasil chegou a sete pontos, e tomou a liderança da Chapecoense na Chave D. O time de Chapecó, inclusive, que folgou neste fim de semana, será justamente o próximo desafio que o Xavante tem pela frente na competição nacional. As duas equipes vão se enfrentar às 16h de domingo, na Arena Índio Condá, em Santa Catarina
O JOGO
A partida começou com alto grau de tensão, e cheia de falta duríssimas. Principalmente pelo lado grená. Aos poucos, porém, os ânimos foram acalmando, e, com a bola rolando mais, o Brasil conseguiu chegar com perigo pela primeira vez. Aos dez minutos, Guilherme ganhou uma dividida na lateral e lançou Jackson. O camisa dois chegou à linha de fundo, e cruzou na primeira trave. Como um flecha, Luiz Carlos surgiu de trás, se atirou em um peixinho e acertou o poste, com uma linda cabeçada.
Depois do lance, o jogo voltou a ficar truncado. E só aos 23 minutos o Xavante voltou a ter uma nova oportunidade, que desta vez, converteu em gol. Athos pegou uma sobra de bola na entrada da área, e apenas com o domínio ele já limpou a marcação. Na sequência, o maestro da equipe rubro-negra ajeitou para a perna direita, e com o bico da chuteira acertou o cantinho do goleiro André Sangalli, que nada pode fazer para evitar o 1 a 0 no marcador, e a festa da ‘maior e mais fiel’, nas arquibancadas lotadas da Baixada.
Na lanterna do grupo, e, mais do que nunca, precisando de uma vitória, o Caxias até se estremeceu um pouco com o gol, mas não chegou a acuar, e respondeu logo em seguida, com uma bola na trave, e um gol anulado por impedimento. Tudo na mesma jogada, que começou em uma cobrança de falta interrompida na barreira. Num dos raríssimos lances de perigo do primeiro tempo.
Na volta do intervalo, entretanto, o time da serra gaúcha pareceu mais ligado, e chegou forte logo nos primeiros minutos. Marinho, chutando de média distância, e Lima, de cabeça, obrigaram o goleiro Vanderlei a praticar duas defesas dificílimas para impedir o que seria o empate.
Vendo o adversário crescer na partida, o técnico Beto Almeida resolveu acionar o banco de reservas. Ele colocou o volante Neto no lugar de Athos, para reforçar a marcação, e o atacante Juninho, substituindo Luiz Carlos, para atordoar a defensiva grená, especialmente o zagueiro mais alto do mundo, o grandalhão Fábio Santos, de 2,04m.
A cada lance de disputa entre os dois a cena se repetia: Juninho passava voando e o gigante ficava para trás. E foi a partir desse confronto à parte que o Brasil chegou ao segundo gol. A jovem promessa rubro-negra, que tem 1,71m de altura, ganhou um lance no alto (veja bem: no alto) do oponente de mais de dois metros. Depois ele carregou a bola até o bico da grande área e rolou para Juba. O camisa sete, o operário rubro-negro, emendou um chutaço quase no ângulo, e definiu a vitória maiúscula do Brasil no clássico do interior gaúcho.
- A juventude da nossa equipe foi algo que me chamou a atenção. Porque nós vimos jogadores de 30 anos correndo como se tivessem 20. E, por outro lado, jovens de 20 com a maturidade dos mais velhos. E isso foi fundamental para que nós saíssemos com os três nesse jogo de altíssima dificuldade, frente a um adversário de muita tradição, como o Caxias, que ainda estava jogando a vida praticamente em termos de classificação. Enfim, o Brasil foi voluntarioso, técnico, criativo, simples e muito eficiente, com controle total do jogo para construir essa grande vitória – apontou o técnico Beto Almeida, em entrevista coletiva, na sala de imprensa do estádio Bento Freitas.

*AI-GEB

Nenhum comentário:

Postar um comentário