Pode ser amanhã, a decisão da Câmara de Vereadores de Pelotas sobre o número de legisladores para 2013. Isto porque o Presidente da Casa, o Vereador Eduardo Leite, quer resolver o quanto antes a questão, para ter tempo de produzir a alteração da Lei Orgânica Municipal.
São três propostas defendidas pelos 12 partidos que estiveram reunidos, hoje (29), na Câmara Municipal, em reunião sobre o tema. Sete partidos (PSC, PPS, PT, PCdoB, PSB, PR, PHS) defendem a aplicação máxima da Emenda Constitucional 58, de autoria do gaúcho Pompeo de Mattos, que prevê no caso de Pelotas (levando em consideração o número de habitantes) o aumento para até 23 vereadores. Já o PP, PSDB e PMDB defendem a volta do número de vereadores de 2004, quando eram 21 legisladores, antes de diminuir para 15. PV e PSOL defenderam a manutenção do atual número de cadeiras na Câmara.
Lembrando que o aumento ou permanência de legisladores não alteram os gastos da Casa, que estão previstos na Lei Orçamentária do Município, ou seja, o que altera é o número de assessores por vereador, no caso do aumento de cadeiras.
Jonathan Silva
OBS.: A Série "Vereador: Você é contra ou a favor do aumento de cadeiras no legislativo pelotense?" obteve a resposta de apenas dois vereadores. O Petista Ivan Duarte se mostrou contrario ao aumento. Já a Peemedebista Zilda Bürkle defende o retorno de 21 cadeiras. Amanhã finalmente poderemos saber qual a posição de cada um de nossos representantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário