Páginas

domingo, 21 de agosto de 2011

UM MALUCO BELEZA EM NOSSA HISTÓRIA: A VIDA SEM RAUL SEIXAS

     Há 22 anos perdíamos o “Maluco Beleza”. Raul Santos Seixas, ou simplesmente Raul Seixas, nasceu na Bahia em 1945 e se tornou um dos maiores cantores de rock do país. Com seu estilo irreverente e suas letras que marcaram um momento alternativo brasileiro, o Pai do Rock arrastou multidões por onde passou.
Ao longo de seus 26 anos de carreira, o cantor e compositor escreveu músicas como “Sociedade Alternativa” “Gita” e “Mosca na Sopa”, mas a sua mais famosa canção é “Maluco Beleza” que lhe rendeu o apelido. Raul era interessado por psicologia, filosofia, história e literatura, que o serviam de inspiração para suas letras. Até os dias de hoje as músicas e o estilo de Raul Seixas serve de inspiração para os jovens músicos nacionais.
        Um de seus inúmeros parceiros musicais foi Paulo Coelho. O escritor brasileiro em companhia com Raul escreveu “Sociedade Alternativa”. Uma Sociedade baseada nos escritos do bruxo Aleister Crowley, propondo que “Faz o que tu queres há de ser tudo da lei” segundo sua a Lei de Thelema. Alguns pesquisadores afirmam que esta música tem uma relação com o comunismo e o movimento revolucionário instalado no Brasil, que lutava pela volta da democracia no país.
Veja alguns trechos do manifesto da Sociedade Alternativa:
1 - O espaço é livre. Todos têm direito de ocupar seu espaço.
2 - O tempo é livre. Todos têm que viver em seu tempo, e fazer jus às promessas, esperanças e armadilhas.
3 - A colheita é livre. Todos têm direito de colher e se alimentar do trigo da criação.
4 - A semente é livre. Todos têm o direito de semear suas idéias sem qualquer coerção da INTELEGÊNZIA ou da BURRÍCIA.
5 - Não existe mais a classe dos artistas. Todos nós somos capazes de plantar e de colher. Todos nós vamos mostrar ao mundo e ao Mundo a nossa capacidade de criação.
6 - "Todos nós" somos escritores, donas-de-casa, patrões e empregados, clandestinos e careta, sábios e loucos.
7 - E o grande milagre não será mais ser capaz de andar nas nuvens ou caminhar sobre as águas. O grande milagre será o fato de que todo dia, de manhã até a noite, seremos capazes de caminhar sobre a Terra.
Raul Seixas morreu em 21 de agosto de 1989, vítima de uma parada cardíaca. Suspeita-se que seu alcoolismo combinado com a sua diabete, provocou sua morte. Outro agravante foi o fato de não ter injetado insulina, hormônio responsável pelo controle de glicose no organismo, causando-lhe uma pancreatite aguda fulminante. Seu corpo fora achado às 7 horas da manhã daquela fatídica segunda-feira pela empregada do cantor. Seu corpo foi velado em São Paulo e sepultado no Cemitério Jardim da Saudade em Salvador. O corpo de Raul Seixas se foi, mas o “Maluco Beleza” segue vivo em nossas memórias.





Jonathan Silva



Nenhum comentário:

Postar um comentário