Páginas

sexta-feira, 1 de julho de 2011

E VEM BRAPEL POR AÍ

Um dos maiores clássicos do futebol gaúcho voltará a acontecer: o Bra-Pel está confirmado para setembro, na semana em que será comemorado o Centenário Xavante. A afirmação foi feita pelo presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Francisco Noveletto, e pela direção do Brasil. As torcidas rubro-negra e áureo-cerúlea vão se encontrar novamente, cinco anos depois. A partida será válida pela Copa Laci Ughini.
Independente de que lado da torcida ou do campo, só quem já esteve no Bento Freitas ou na Boca do Lobo em dia de clássico pode mensurar o que representa esta partida para xavantes e áureo-cerúleos. Dentro e fora de campo muitos têm dezenas, centenas de histórias para contar. Os triunfos sobre o maior rival. As derrotas engasgadas. O grito de gol. O choro. Tudo vira ingrediente que faz deste um dos maiores clássicos do Estado, do país. A rivalidade alimenta as torcidas e faz sempre um clube puxar o outro. Ninguém quer ficar para trás.
Na última vez que se encontraram, Brasil e Pelotas jogaram pela Copa RS. Melhor para o Xavante que venceu por goleada: 4 a 1. No retrospecto dos clássicos o time vermelho e preto leva a melhor. São 345 jogos, com 122 vitórias do lado rubro-negro e 107 do clube azul e ouro, além de 118 empates. As duas equipes balançaram as redes quase mil vezes: 497 gols do Brasil e 480 do Pelotas.
Independente do resultado lá em setembro, uma coisa é certa: o mundo do futebol será brindado com mais clássico Bra-Pel. Mais um jogo para a história.

*DP

Nenhum comentário:

Postar um comentário