Páginas

sexta-feira, 1 de julho de 2011

CAPELA SÃO PEDRO: UM LUGAR QUE NÃO PODE SER ESQUECIDO



A Capela São Pedro é a única portuguesa na cidade de Pelotas




Caminhando por Pelotas é possível viajar pelo tempo e por diferentes lugares. No centro da cidade se concentram muitos prédios, monumentos e locais históricos. Basta você parar algumas pessoas e perguntar: “Onde há um ponto histórico para tirar uma foto?”. As respostas serão muitas, devido à diversidade cultural que a quase bicentenária Princesa do Sul abriga. Ingleses, franceses, entre outros, deixaram por aqui suas marcas. Mas além de serem os primeiros europeus a pisarem aqui, foram os portugueses também que mais influenciaram a cultura local.
        Se você viajar pelo país e perguntar por Pelotas, a resposta não será muito diferente de: A cidade do doce. Assim é conhecido nacionalmente e em diversas partes do mundo um dos municípios mais importantes do estado.  A cultura lusitana é uma marca forte por aqui. A própria FENADOCE (Feira Nacional do Doce) é prova disso.  Agora pergunte neste mesmo local: “Quem conhece a Capela São Pedro, a única portuguesa em Pelotas?” A capela da Beneficência Portuguesa hoje está esquecida e é pouco divulgada. Localizada junto ao hospital da Sociedade Beneficente, ela possui uma arquitetura incrível e era um lugar muito apreciado pela comunidade. Era. Hoje a estrutura se encontra comprometida e a capela está interditada.


A sociedade Beneficente Portuguesa no ano de sua fundação

            A capela São Pedro tem sua origem no hospital da Beneficência Portuguesa. Desde a colonização portuguesa no Brasil fundaram-se as Santas Casas de Misericórdias. Com a proclamação da independência, os portugueses que viviam no Brasil não puderam mais criá-las. Mas, o desejo de continuar dando assistência hospitalar fez com que fossem iniciadas as Sociedades Portuguesas Beneficentes.
            Seguindo os passos da Sociedade Beneficente da capital, a pelotense foi criada em 1857. Porém, o hospital foi inaugurado em 1861, quatro anos mais tarde. Com o projeto da instituição, se tornou possível a construção da capela, que seria já um desejo antigo. Segundo dados do hospital, a capela São Pedro, padroeiro da Sociedade, teve suas obras iniciadas no ano de 1890, sendo concluída em 1891. 

Um fato curioso

         
        Em uma construção tão bela existe algo no mínimo inusitado e que desperta curiosidade em qualquer um: Quem construiu a capela? Não se sabe exatamente. Existem informações desencontradas e bastante contraditórias. Nos próprios registros do livro-ata da instituição nesse período não constam dados de quem seria o possível construtor. O que há são possíveis versões para o caso.

 Riqueza de detalhes na arquitetura da capela


Atual situação


         Mesmo sendo desconhecido, o criador do local fez um belo trabalho. A riqueza de detalhes chama bastante atenção. Contudo, a construção se encontra comprometida e corre o risco de cair. É possível avistar a capela apenas de um espaço localizado pelo lado de dentro do hospital. Sua construção tinha o objetivo de dar aos pacientes e seus familiares um ambiente de fé e conforto. O hospital disponibilizou o espaço para poder seguir a idéia. Em meio ao escuro e ao esquecimento, o lugar traz um ar de tristeza. O chão que não se encontra firme e o teto que já não está lugar são reflexos da atual situação. O hospital admite dificuldade em investir na reforma do local devido aos custos com equipamentos e manutenção do próprio setor médico. A capela acaba sempre ficando em segundo plano pela necessidade que os pacientes têm de receber uma atenção obviamente prioritária. A comunidade já se mobilizou para essa reforma, mas os custos são relativamente altos.
Jonathan Silva, Luís Alexandre Alves e Paola Fernandes

  • Confira a reportagem com fotos e entrevista exclusiva:
               Click -Capela São Pedro

4 comentários:

  1. Que besteiragem essa história de capela!

    ResponderExcluir
  2. Grande matéria. Belíssimo blog. A Capela tem de estar viva para os pelotenses nos 200 anos. Grande iniciativa, alias, acompanhando o blog, percebo bastante essa tua vontade de fazer diferente. Parabéns

    ResponderExcluir
  3. Bem, fui eu que redigi o texto e também editei o vídeo. Nesse trabalho tive a grande oportunidade de conhecer a Capela. Obrigado pelos elogios e agradeço por reconhecerem esta causa. Ao amigo que acha que é uma bobagem aconselho que conheças essa bela construção que hoje está esquecida na cidade. Sendo esta a única capela portuguesa em nossa pelotas que tem fortes marcas da cultura lusitana.

    ResponderExcluir