Páginas

quinta-feira, 7 de julho de 2011

199 ANOS DE UMA PRINCESA

199 anos de história com os mais diversificados personagens construíram a Pelotas que celebramos nesta quinta-feira (7). A mesma Princesa do Sul que acolheu José Pinto Martins, o primeiro charqueador, recebe de braços abertos centenas de estudantes todos os anos nas universidades nela instaladas. Se a cidade esteve na vanguarda na instalação de redes coletoras no começo do século 20, será uma das poucas a contar com 80% do esgoto tratado no século 21. Das belezas dos casarões construídos no auge do ciclo do charque, que persistem ao tempo, passando pelo primeiro título brasileiro de miss Universo, pelos contos de João Simões Lopes Neto e poemas de Lobo da Costa, chegando à magia do Grupo Tholl, Pelotas inspirou, e continuará a inspirar, as futuras gerações que nascem numa cidade rumo ao bicentenário.
As comemorações iniciam cedo nesta quarta. Às 8h, 30 cavalarianos saem do largo Edmar Fetter para a 11ª Cavalgada da Integração, que deverá chegar no domingo, às 19h, no Parque Morada do Sol com cerca de 150 componentes. Às 10h, numa realização da Liga da Defesa Nacional, as bandas da Brigada Militar, do Exército, e do projeto Banda na Escola estarão em frente ao Paço Municipal para ato cívico. Mas será às 11h que a contagem regressiva rumo aos 200 anos começará com a inauguração do relógio do bicentenário, numa parceria da prefeitura com a Feira Nacional do Doce (Fenadoce).
Para encerrar as celebrações do dia, às 19h, na Catedral Metropolitana de Pelotas será realizada celebração Eucarística em Ação de Graças pela criação da Província Eclesiástica de Pelotas.
*DP

Nenhum comentário:

Postar um comentário