Em nota publicada no site do Sindicado Nacional dos Docentes de Instituições Ensino Superior (ANDES), informa que ocorrerá paralisação no dia 5 de julho dos professores da rede federal, e que já estão sendo programadas assembleias gerais em todo pais para votação do indicativo de greve.
Duas questões que ficam no ar. Será que a UFPel irá aderir a uma possível greve de professores, no fim do semestre letivo, como aconteceu com os servidores? E onde fica o direito do estudante de ter aulas, com os professores visando uma greve, mesmo depois de receberem absurdos aumentos nos últimos 8 anos? A ASUFPel (Servidores da UFPel) e a ADUFPel (Docentes da UFPel) se tornaram instrumentos políticos nos últimos anos, e mais estão preocupados em fazer oposição ao governo do que lutar pelo direto da classe de fato.
Jonathan Silva
Abaixo a nota publicada no site do ANDES:
Docentes das Ifes aprovam paralisação no próximo dia 05 e construção de greve para agostoPor Renata Maffezoli
ANDES-SN
Paralisar as atividades no dia 05 de julho e pautar a construção da greve dos docentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) para agosto de 2011. Estas foram as deliberações do encontro do setor das Ifes, realizado na sede do ANDES-SN, nos dias 17 e 18 de junho. A reunião contou com a participação de 37 professores, de 25 seções sindicais.
“Além de aderir à paralisação geral dos Servidores Públicos Federais (SPF) no dia 05 de julho, como parte da campanha conjunta, os professores decidiram por fazer desta data um Dia Nacional de Luta para a mobilização em prol da carreira docente”, comenta Sandra Bernadete Moreira, 1ª vice presidente da Regional Norte II.
Os representantes das Ifes indicaram também iniciar uma rodada de assembléias gerais nas seções sindicais para pautar a discussão de uma greve unificada dos docentes do setor para o segundo semestre de 2011.
Colégios de Aplicação
Manhã de sábado (18/6) foi reservada ao intenso debate da situação dos Colégios de Aplicação (CAp), conforme deliberado no último encontro do setor. Após uma revisão de toda a discussão em torno dos CAp, os professores deliberaram por atualizar o roteiro de questões enviado a estas instituições, com o finalidade de coletar material para a produção de uma matéria investigativa a cerca do tema.
Foi decidido ainda convidar um representante do Ministério da Educação (MEC) para a próxima reunião do setor das Ifes para um debate sobre a situação dos Colégios de Aplicação.
Greve da Fasubra
Os representantes do Setor das Ifes aprovaram ainda uma moção de apoio e solidariedade à paralisação dos técnico-administrativos das Universidades Federais, iniciada em 06 de junho. Até o momento, 47 universidades já aderiram à greve.
A ADUFPEL é uma entidade de honra. O DCE UFPel apoia a greve dos professores. Estamos junto com eles. Unidade no nosso grupo sempre. Viva o DCE e a ADUFPEL na luta contra o Governo Federal.
ResponderExcluir