Páginas

sábado, 25 de junho de 2011

FERIADÃO SUPERLOTA O PRONTO SOCORRO

Com o ponto facultativo decretado pelo município, o Pronto-Socorro de Pelotas (PSP) está superlotado, principalmente o setor de pediatria. O aumento foi de 50%. Na sexta-feira (24) à tarde, com apenas um médico para atender, a demora foi grande. Na enfermaria, 30 crianças e na sala de espera, pelo menos mais 20. A situação da Ubai Navegantes não era diferente, já que as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) não abriram devido ao feriadão. 
Com a demora no atendimento, os ânimos se alteraram no PSP. Angustiada pelos sintomas da filha, que segundo ela apresentava dor abaixo da barriga, estava roxa e trêmula, a atendente de idosos, Andréa Sias Vitaca, 28, discutiu com uma enfermeira e derrubou os papéis do balcão para o chão. O incidente acabou com a interferência da polícia.
 De acordo com o diretor-administrativo do PSP, Régis Pinto e Silva, o movimento foi intenso mesmo na pediatria. Segundo ele, por outro lado, é possível perceber o reflexo da compra dos 16 leitos pela Secretaria de Saúde: corredores vazios e sem pacientes em macas como antes. 
Tamiflu
Apenas um paciente retirou Tamiflu até sexta no PSP, que está responsável pela distribuição do medicamento que combate a gripe A nos feriados e finais de semana. Trata-se de um homem de 42 anos, de Pelotas, que chegou com receita de um médico particular.  

* Informações DP


- EM BREVE: UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE: A SOLUÇÃO DA SAÚDE BRASILEIRA -

Um comentário:

  1. Pois é! Acho que a situação da saúde em Pelotas é bem precária. No PS me pediram para que eu me encaminhasse até uma UBS, porque a fila estava muito grande... Fui até a Secretaria Municipal de Saúde e lá não souberam me informar onde havia uma UBS mais próxima do centro. Por sorte existe o Proasa pela faculdade! Seria uma boa que aqui houvesse uma listagem das UBS's de Pelotas por utilidade pública! :D

    ResponderExcluir