Páginas

quarta-feira, 22 de junho de 2011

MORADORES DO SALSO PROTESTAM

Moradores de diversas localidades do Passo do Salso se reuniram e trancaram a avenida Cidade de Lisboa, via de acesso à Vila Governaço, Vila Nova, Jacotet e Vila Virgílio Costa, nesta quarta-feira (22). O protesto foi feito com carros, caminhões, bicicletas e a presença de mais de cem pessoas. A principal reivindicação dos moradores é asfalto e sistema de escoamento para a avenida, que alaga e se torna intransitável em dias de chuva.
Marizina Fickel, 52, faz bolos para fora e precisa entregar as encomendas com qualquer tempo. Cansou de ter de atravessar a avenida com o bolo na mão e a água pelo joelho. “Não queremos mais promessa, queremos o início das obras”, disse. A comerciante Grizela Rodeghiero, 19, relata que dependendo do grau de profundidade, nem o ônibus arrisca a avançar na avenida.
Na semana passada, foi publicado no Diário Oficial da União a portaria que inclui a prefeitura de Pelotas entre os órgãos selecionados pelo Ministério das Cidades para contratação de operações de crédito no Programa de Infraestrutura de Transporte e da Mobilidade Urbana – Pró-Transporte. O município obterá empréstimo de R$ 18,8 milhões, destinado à pavimentação em asfalto de sete vias estratégicas. No entanto, as prioridades não incluem a Cidade de Lisboa, motivo de preocupação para quem vive no bairro. Outros pedidos também foram feitos pelos moradores. Entre eles, recolhimento de sobras de roçado e melhoria na iluminação pública.
Na próxima semana, a presidente da Associação dos Residentes do Passo do Salso, Gláucia Lara, deverá protocolar as reivindicações e as assinaturas dos moradores no gabinete do prefeito Fetter Júnior (PP) e na Secretaria Municipal de Serviços Urbanos.
O secretário de Serviços Urbanos, Luiz Carlos Villar, reconheceu a necessidade de intervenção no local e garantiu melhorias. Segundo ele, a respeito do escoamento até então foram feitas apenas ações paliativas, como obras de drenagem e aprofundamento de valetas. De acordo com o secretário, a avenida já está sendo patrolada para eliminar buracos e na segunda agentes da secretaria estarão no local para avaliar necessidades e fazer orçamentos. A expectativa do secretário é de ter noção de investimentos até a quarta, quando poderá determinar o prazo para início das atividades.

* Com informações DP

Um comentário:

  1. Belo blog, parabéns pela iniciativa. Sucesso, Pelotas precisa disso

    ResponderExcluir