Páginas

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

PROJOVEM TRABALHADOR IRÁ QUALIFICAR 5 MIL JOVENS GAÚCHOS


Preparar o jovem para o mercado de trabalho e para ocupações alternativas geradoras de renda. Este é o objetivo principal do Projeto ProJovem Trabalhador, que irá qualificar 5 mil jovens membros de famílias com renda per capta de até um salário mínimo no Rio Grande do Sul, por meio de um convênio assinado entre a Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social (STDS), por meio da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social e , e ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi. A solenidade acontecerá nesta sexta-feira (02), no gabinete da STDS, com início previsto para as 15h.
De acordo com o secretário Luís Augusto Lara, o ProJovem Trabalhador será uma ferramenta para retomar a qualificação de mão de obra no Estado. “Uma das prioridades de nossa pasta é a inclusão produtiva e social dos cidadãos. Com a execução deste Projeto, estaremos proporcionando uma oportunidade de emprego e renda a estes jovens, fazendo com que não fiquem expostos a situações de risco, desigualdades ou vulnerabilidades sociais,” definiu o gestor.
O plano de implementação do ProJovem prevê a inserção no mercado de trabalho de, no mínimo, 30% dos jovens. A FGTAS auxiliará na intermediação de mão de obra, por meio do cadastro dos concluintes nas Agências FGTAS/Sine. Além da qualificação nas áreas ocupacionais de administração, beleza e estética, gráfica, metalmecânica, turismo, madeira e móveis, vestuário, entre outras, os jovens receberão noções de empreendedorismo, inclusão digital, direitos trabalhistas e valores humanos. Os municípios contemplados são os seguintes: Alvorada, Bagé, Bento Gonçalves, Canguçu, Canoas, Caxias do Sul, Dom Pedrito, Gravataí, Guaíba, Montenegro, Novo Hamburgo, Osório, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, Rosário do Sul, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santana Livramento, Santo Antônio Patrulha, São Gabriel, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Torres, Uruguaiana e Viamão.
* Por Bruna Bueno

Nenhum comentário:

Postar um comentário