Páginas

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL É TEMA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA EM PELOTAS


Educação profissional na região de Pelotas, esse foi o tema da audiência pública realizada na Câmara Municipal de Pelotas. A atividade, que começou às 14 horas, foi proposta pelo Deputado Catarina Paladini (PSB), que integra a subcomissão de Educação Profissional no Rio Grande do Sul (vinculada a Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia) da Assembleia Legislativa (AL).
Estiveram presentes na audiência representantes da AL, do Instituto Rio Grande do Sul (Campus Rio Grande), do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), do Campus Pelotas – Visconde da Graça do IFSul (CAVG), do Campus Pelotas do IFSul (antigo CEFET), da Escola Sylvia Mello, UCPel, Sinduscon e 5ª Coordenadoria Regional de Educação.
Durante a atividade foi debatido a situação da educação profissional na região de Pelotas, no momento que a metade sul do Estado volta a retomar o desenvolvimento econômico. Diante deste fato os participantes citaram o expressivo aumento da demanda por mão-de-obra qualificada, fato que eleva a criação de cursos técnicos e aumento de vagas dos já existentes.
O Diretor-geral do CAVG, Ricardo Sainz, citou “a capacidade técnica da região de forma profissionais qualificados, entretanto enfrentamos o grande número de estudantes de outras regiões que se qualificam aqui e acabam ocupando os espaços de trabalho de nossa cidade” conclui.
Dentre as pautas que foram levantadas no encontro estão o avanços do número de escolas técnicas nos últimos 8 anos, onde foi inaugurado mais de 250 escolas; a falta de comunicação e integração entre os Institutos de Ensino; o aumento das ofertas de empregos, superiores ao número de profissionais formados por ano; e o anúncio, por parte da 5ªCRE, da realização de concurso público, ainda este ano, para qualificar o quadro de docentes da rede estadual.
O deputado Catarina Paladini agradeceu a presença de todos que debateram tal questão de cunho tão importante para o desenvolvimento intelectual e econômico da região, e tratou de encaminhar a formação de um grupo de trabalho, com representantes do setor da educação regional para dar sequência nas discussões sobre as ações que devem ser tomadas para a qualificação e aperfeiçoamento da rede técnica regional.
 Jonathan Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário