Páginas

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

CEM ANOS DE SERVIÇOS A COMUNIDADE: FACULDADE DE ODONTOLOGIA COMEMORA SEU CENTENÁRIO


      ESPECIAL - ODONTO 100 ANOS

Prédio da Faculdade de Odontologia.  Foto: Jonathan Silva

      Cem anos de serviços a comunidade, assim podemos definir a Faculdade de Odontologia (FOP) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) que completa nesta quarta-feira (21), o seu centenário de fundação. Criada sobre o nome de Faculdade de Farmácia e Odontologia de Pelotas, teve como seus eixos de fundação o atendimento a comunidade pelotense, e oportunizar aos excluídos da época, o acesso ao ensino. Além da graduação em Odontologia, a Faculdade conta com cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado. São quase 500 estudantes, 59 docentes e 30 funcionários. Pioneirismo, prestação de serviços, trabalho e uma formação acadêmica destacada fazem desta Faculdade centenária umas das principais do país. “Nosso objetivo é formar profissionais críticos, reflexivos e que trabalhem pela comunidade”, revela Márcia Bueno Pinto – Diretora da FAO.

COMO TUDO COMEÇOU

            A história que completa cem anos começou em 21 de setembro de 1911, na fundação da Faculdade de Farmácia e Odontologia de Pelotas. Na época existiam na cidade as faculdades de agronomia e ciências domésticas - que serviam respectivamente aos fazendeiros da região e seus filhos, e as suas esposas e filhas. Com o propósito de dar oportunidade de estudo as pessoas excluídas e atender a comunidade desassistida se deu início a criação da faculdade junto ao antigo Gymnasio Pelotense.
            Seus fundadores foram: Álvaro Eston, Antônio Guerreiro de Almeida, Francisco José Rodrigues de Araújo, Manuel Serafim Gomes de Freitas, Pedro Batista Gomes de Freitas e Pedro Luís Osório, todos ligados à maçonaria. Era mantida por meio de beneméritos e doações de voluntários que também auxiliavam no ensino aos estudantes da época. A Faculdade foi pioneira e logo se destacou por ter grande quantidade de mulheres cursando o ensino superior. Seu corpo docente era constituído por professores oriundos do Gymnásio Pelotense, hoje Colégio Municipal Pelotense. A primeira turma formou-se em 1913. Em 1914, após divergências entre professores maçons e não-maçons, dividi-se a faculdade. Resultado deste racha foi a criação da Faculdade de Odontologia de Pelotas, que manteve seus trabalhos até 1920, quando apenas a Faculdade de Farmácia e Odontologia de Pelotas, seguiu em funcionamento.

            Em 1924 a Faculdade foi reconhecida como entidade de utilidade pública e passou a receber isenção de tributos e benefícios da prefeitura. Isso facilitou o trabalho que vinha sendo desenvolvido há mais de uma década. Na década de 40, com a retomada do desenvolvimento econômico de Pelotas, que passara agora a investir na industrialização dos alimentos, combinado com o movimento de federalização das instituições de ensino, houve a integração à Universidade do Rio Grande do Sul (URGS), o que rendeu a ampliação e melhoria da infra-estrutural com o aporte da União. Em 1969, é uma das unidades fundadoras da Universidade Federal de Pelotas, instituição do qual faz parte até os dias de hoje.

UMA HISTÓRIA DE SERVIÇOS PRESTADOS À COMUNIDADE
          
          A utilidade pública da Faculdade não se perdeu. Com média de cem atendimentos diários a FOP é a única do estado que atende a comunidade gratuitamente. Pelos corredores da Faculdade transitam a todo o momento cidadãos que buscam o atendimento. As portas não se fecham nem durante as férias. A prestação do serviço é durante o ano todo. Mas o grande papel social exercido pela FOP não pára por aí. Através de convênios a Faculdade também vai até a comunidade.
            Os acadêmicos têm a oportunidade de atender junto as Unidades Básicas de Saúde (UBS). Com a parceria da prefeitura o tratamento odontológico é levado às comunidades carentes. No Pronto Socorro Municipal a Faculdade é responsável pela parte de traumatologia buço-maxilo-facial. A FOP presta serviços de filantropia, o exemplo é o atendimento em casas filantrópicas como o Lar de Jesus. Projetos da própria Faculdade levam atendimento a crianças carentes em escolas da cidade.

COMEMORAÇÕES E FUTURO
Primeira cadeira odontológica da FOP serviu para o atendimento da Princesa Isabel. Foto: Divulgação
As comemorações do centenário da FOP começaram com uma sessão solene de homenagem a Faculdade na Câmara Municipal de Pelotas. Dentre as festividades, estão palestras e jantares. Mas o que chama atenção é a exposição de fotos, documentos e equipamentos históricos, que se realizará no Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo, entre os dias 21 e 30 de setembro. Entre os equipamentos em exposição está a primeira cadeira odontológica da Faculdade, que serviu para o atendimento da Princesa Isabel.

Local onde será a nova entrada da FOP, hoje abriga um estacionamento. Foto:  Jonathan Silva
         A Faculdade de Odontologia passará em breve por reformas, que ampliará sua estrutura física, e modificará a sua entrada principal. Com a nova estrutura da FOP, a entrada principal passará a ser pela Rua Félix da Cunha, como eram em 1911, seu ano de fundação.

Jonathan Silva - Luis Alexandre Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário