Páginas

terça-feira, 27 de setembro de 2011

DECISÃO SOBRE NÚMERO DE VEREADORES PODE SAIR NESTA TERÇA


Está prevista para esta terça-feira (27), a votação na Câmara Municipal de Pelotas, que altera a Lei Orgânica Municipal, para o aumento dos Vereadores no legislativo municipal. Os legisladores votarão, em última instância, como ficará a composição de vereadores para 2013. Na primeira votação realizada no dia 13, os vereadores decidiram por 21 vereadores, apenas o vereador Ivan Duarte (PT) foi contrário a decisão. O vereador José Sizenando (PPS) não compareceu a sessão.
Seguindo a Emenda Constitucional 58, de autoria do gaúcho Pompeo de Mattos, a cidade de Pelotas pode ter até 23 vereadores. Entretanto a maioria dos representantes do povo na cidade, assinaram um documento que garante a votação em 21 legisladores, da mesma forma que era em 2004, antes da resolução do Tribunal Superior Eleitoral, que diminuiu o número de vereadores por cidade.  A decisão já valerá para a Eleição Municipal de 2012.
Jonathan Silva

SEGUE A GREVE NO IFSul


Em assembleia geral, realizada ontem (26), os servidores do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) decidiram permanecer em greve. O movimento deu seguimento às orientações do Comando Nacional de Greve, que deliberou pela continuidade da greve. Portanto os campi Pelotas e Pelotas-Visconde da Graça, além de funcionários que trabalham na Reitoria do IFSul, seguem com suas atividades suspensas.
Para os próximos dias estão previstas uma reunião com os pais dos estudantes, que foi marcada para a quarta-feira (28) às 19 horas, no Campus Pelotas, e também uma nova Assembleia Geral, no dia 29, às 14 horas.
Jonathan Silva

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

ASUFPEL DECIDE POR FIM À GREVE

         A Associação dos servidores da Universidade Federal de Pelotas (ASUFPel) decidiu nesta quarta-feira (21), em assembleia, por fim a greve que começou no dia 22 de agosto. Seguindo a orientação do Comando Nacional de Greve, a saída unificada do movimento grevista se dá devido à ameaça de desconto no salário dos dias em que os servidores federais estiveram parados, caso seguissem com o movimento. A ASUFPel encaminhará para a reitoria da UFPel, um ofício comunicando o fim das paralisações, e a retomada dos trabalhos de forma normal, a partir da próxima segunda (26).

Jonathan Silva

CEM ANOS DE SERVIÇOS A COMUNIDADE: FACULDADE DE ODONTOLOGIA COMEMORA SEU CENTENÁRIO


      ESPECIAL - ODONTO 100 ANOS

Prédio da Faculdade de Odontologia.  Foto: Jonathan Silva

      Cem anos de serviços a comunidade, assim podemos definir a Faculdade de Odontologia (FOP) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) que completa nesta quarta-feira (21), o seu centenário de fundação. Criada sobre o nome de Faculdade de Farmácia e Odontologia de Pelotas, teve como seus eixos de fundação o atendimento a comunidade pelotense, e oportunizar aos excluídos da época, o acesso ao ensino. Além da graduação em Odontologia, a Faculdade conta com cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado. São quase 500 estudantes, 59 docentes e 30 funcionários. Pioneirismo, prestação de serviços, trabalho e uma formação acadêmica destacada fazem desta Faculdade centenária umas das principais do país. “Nosso objetivo é formar profissionais críticos, reflexivos e que trabalhem pela comunidade”, revela Márcia Bueno Pinto – Diretora da FAO.

COMO TUDO COMEÇOU

            A história que completa cem anos começou em 21 de setembro de 1911, na fundação da Faculdade de Farmácia e Odontologia de Pelotas. Na época existiam na cidade as faculdades de agronomia e ciências domésticas - que serviam respectivamente aos fazendeiros da região e seus filhos, e as suas esposas e filhas. Com o propósito de dar oportunidade de estudo as pessoas excluídas e atender a comunidade desassistida se deu início a criação da faculdade junto ao antigo Gymnasio Pelotense.
            Seus fundadores foram: Álvaro Eston, Antônio Guerreiro de Almeida, Francisco José Rodrigues de Araújo, Manuel Serafim Gomes de Freitas, Pedro Batista Gomes de Freitas e Pedro Luís Osório, todos ligados à maçonaria. Era mantida por meio de beneméritos e doações de voluntários que também auxiliavam no ensino aos estudantes da época. A Faculdade foi pioneira e logo se destacou por ter grande quantidade de mulheres cursando o ensino superior. Seu corpo docente era constituído por professores oriundos do Gymnásio Pelotense, hoje Colégio Municipal Pelotense. A primeira turma formou-se em 1913. Em 1914, após divergências entre professores maçons e não-maçons, dividi-se a faculdade. Resultado deste racha foi a criação da Faculdade de Odontologia de Pelotas, que manteve seus trabalhos até 1920, quando apenas a Faculdade de Farmácia e Odontologia de Pelotas, seguiu em funcionamento.

            Em 1924 a Faculdade foi reconhecida como entidade de utilidade pública e passou a receber isenção de tributos e benefícios da prefeitura. Isso facilitou o trabalho que vinha sendo desenvolvido há mais de uma década. Na década de 40, com a retomada do desenvolvimento econômico de Pelotas, que passara agora a investir na industrialização dos alimentos, combinado com o movimento de federalização das instituições de ensino, houve a integração à Universidade do Rio Grande do Sul (URGS), o que rendeu a ampliação e melhoria da infra-estrutural com o aporte da União. Em 1969, é uma das unidades fundadoras da Universidade Federal de Pelotas, instituição do qual faz parte até os dias de hoje.

UMA HISTÓRIA DE SERVIÇOS PRESTADOS À COMUNIDADE
          
          A utilidade pública da Faculdade não se perdeu. Com média de cem atendimentos diários a FOP é a única do estado que atende a comunidade gratuitamente. Pelos corredores da Faculdade transitam a todo o momento cidadãos que buscam o atendimento. As portas não se fecham nem durante as férias. A prestação do serviço é durante o ano todo. Mas o grande papel social exercido pela FOP não pára por aí. Através de convênios a Faculdade também vai até a comunidade.
            Os acadêmicos têm a oportunidade de atender junto as Unidades Básicas de Saúde (UBS). Com a parceria da prefeitura o tratamento odontológico é levado às comunidades carentes. No Pronto Socorro Municipal a Faculdade é responsável pela parte de traumatologia buço-maxilo-facial. A FOP presta serviços de filantropia, o exemplo é o atendimento em casas filantrópicas como o Lar de Jesus. Projetos da própria Faculdade levam atendimento a crianças carentes em escolas da cidade.

COMEMORAÇÕES E FUTURO
Primeira cadeira odontológica da FOP serviu para o atendimento da Princesa Isabel. Foto: Divulgação
As comemorações do centenário da FOP começaram com uma sessão solene de homenagem a Faculdade na Câmara Municipal de Pelotas. Dentre as festividades, estão palestras e jantares. Mas o que chama atenção é a exposição de fotos, documentos e equipamentos históricos, que se realizará no Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo, entre os dias 21 e 30 de setembro. Entre os equipamentos em exposição está a primeira cadeira odontológica da Faculdade, que serviu para o atendimento da Princesa Isabel.

Local onde será a nova entrada da FOP, hoje abriga um estacionamento. Foto:  Jonathan Silva
         A Faculdade de Odontologia passará em breve por reformas, que ampliará sua estrutura física, e modificará a sua entrada principal. Com a nova estrutura da FOP, a entrada principal passará a ser pela Rua Félix da Cunha, como eram em 1911, seu ano de fundação.

Jonathan Silva - Luis Alexandre Alves

CLIMA QUENTE NA ELEIÇÃO DO PMDB


Insatisfeitos com a atual direção do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), liderados pelo ex-prefeito Irajá Andará Rodrigues, montaram uma chapa que concorreria na eleição para a direção do PMDB no próximo domingo (25). Concorreria. Isto porque nesta manhã foi informado pela comissão eleitoral, que a chapa está impugnada. O motivo: alguns dos membros inscritos não atenderiam algumas exigências da comissão eleitoral, como por exemplo, estar filiado ao partido a mais de 180 dias.
Caberá a Irajá agora, recolher a documentação necessária, para tentar substituir os membros ilegais da chapa. A disputa segue, por enquanto, com apenas uma chapa na disputa, a atual situação, que estaria em conversas avançadas com o Partido dos Trabalhadores (PT) visando à eleição municipal de 2012.
            As disputas partidárias, visando o pleito municipal do ano que vem, seguem fortíssimas. No último sábado (17) a atual situação do Partido Popular Socialista (PPS) foi reeleita após grande impasse, devido à impugnação da chapa opositora.
Jonathan Silva

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

XAVANTE IRÁ TENTAR REVERTER DECISÃO DO STJD

          Aos que pensavam que estava lapidado o insucesso do Brasil no ano de seu centenário, equivocaram-se. O Xavante irá tentar reverter a decisão do pleno do Superior Tribunal de Justiça (STJD), que tirou do clube pelotense seis pontos na Série C e culminou com o seu rebaixamento na competição, devido a irregularidades no julgamento do atleta Cláudio, pivô da punição ao clube da baixada. 
         Como Claúdio não foi intimado pela justiça, bem como, não foi avisado pelo clube mineiro, o Ituiutaba, o atleta não teve o direito de defesa no julgamento, o que fere o código de justiça desportiva. Como ocorreu esta irregularidade no processo do atleta, o presidente rubro-negro. André Araújo, irá tentar reverter a decisão do pleno do STJD.
         Independente do resultado do recurso que o Brasil irá apresentar para reverter a decisão, é extremamente necessário a vitória ou o empate no jogo de domingo contra o Santo André, no Estádio Bento Freitas. Segundo o mandatário xavante "não há previsão de quando será julgado o recurso do Brasil" conclui Araújo, que promete dar entrada com a documentação necessária na próxima segunda-feira (19).

Jonathan Silva

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

BRASIL É PUNIDO, PERDE SEIS PONTOS E ESTÁ REBAIXADO A SÉRIE D EM 2012


              A situação já não era fácil. E agora ficou pior. Punido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) com a perda de seis pontos na Série C do Campeonato Brasileiro, e está rebaixado a Série D de 2012. O recurso impetrado pelo Joinville, que previa a punição do Brasil por ter escalado o jogador Cláudio, na primeira rodada, onde o xavante venceu o Santo André por 3 a 2 em São Paulo, foi aceito pelos membros do STJD. 
           Com a perda de pontos o rubro-negro pelotense, soma agora apenas um ponto, na última colocação do Grupo D da Série C, faltando apenas uma rodada para o término da fase. Dessa forma joga no domingo, contra o Santo André, em Pelotas apenas para encerrar a sua péssima participação na Série C de 2011. Agora cabe a direção xavante entrar na justiça comum para tentar reverter a situação e garantir a permanência do clube rubro-negro na terceira divisão nacional. É o fato que marcará o centenário do Grêmio Esportivo Brasil.

Jonathan Silva

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

ACIDENTE NO CENTRO DEIXA MOTOCICLISTA FERIDO

             Neste momento uma aglomeração de pessoas se forma para acompanhar o desfeixo de um acidente no cruzamento das ruas Dom Pedro II e Anchieta, envolveu um carro modelo Fiesta e um motociclista. O piloto da moto, devido a colisão, foi parar à alguns metros de distância do local do acidente. A Brigada Militar está no local, e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) presta os primeiros socorros ao motociclista, única vítima aparente do choque.

Jonathan Silva

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

CONFUSÃO NO CENTRO DE PELOTAS

           Uma cena curiosa para quem passava, às 12h15min, pela esquina da Avenida Bento Gonçalves e Andrade Neves. Dois jovens estavam abraçados na calçada. Mas pasmem não era nem uma demonstração de afeta, e sim uma briga. Os rapazes trocaram socos e pontapés durante cerca de cinco minutos, até que as pessoas que estavam em volta olhando resolveram separar. Um dos jovens ingressou em um carro para ir embora, quando neste momento o outro brigão, quebrou o vidro de seu carro. O motivo: ninguém sabe. Isso tudo em plena luz do dia. 

Jonathan Silva

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL É TEMA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA EM PELOTAS


Educação profissional na região de Pelotas, esse foi o tema da audiência pública realizada na Câmara Municipal de Pelotas. A atividade, que começou às 14 horas, foi proposta pelo Deputado Catarina Paladini (PSB), que integra a subcomissão de Educação Profissional no Rio Grande do Sul (vinculada a Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia) da Assembleia Legislativa (AL).
Estiveram presentes na audiência representantes da AL, do Instituto Rio Grande do Sul (Campus Rio Grande), do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), do Campus Pelotas – Visconde da Graça do IFSul (CAVG), do Campus Pelotas do IFSul (antigo CEFET), da Escola Sylvia Mello, UCPel, Sinduscon e 5ª Coordenadoria Regional de Educação.
Durante a atividade foi debatido a situação da educação profissional na região de Pelotas, no momento que a metade sul do Estado volta a retomar o desenvolvimento econômico. Diante deste fato os participantes citaram o expressivo aumento da demanda por mão-de-obra qualificada, fato que eleva a criação de cursos técnicos e aumento de vagas dos já existentes.
O Diretor-geral do CAVG, Ricardo Sainz, citou “a capacidade técnica da região de forma profissionais qualificados, entretanto enfrentamos o grande número de estudantes de outras regiões que se qualificam aqui e acabam ocupando os espaços de trabalho de nossa cidade” conclui.
Dentre as pautas que foram levantadas no encontro estão o avanços do número de escolas técnicas nos últimos 8 anos, onde foi inaugurado mais de 250 escolas; a falta de comunicação e integração entre os Institutos de Ensino; o aumento das ofertas de empregos, superiores ao número de profissionais formados por ano; e o anúncio, por parte da 5ªCRE, da realização de concurso público, ainda este ano, para qualificar o quadro de docentes da rede estadual.
O deputado Catarina Paladini agradeceu a presença de todos que debateram tal questão de cunho tão importante para o desenvolvimento intelectual e econômico da região, e tratou de encaminhar a formação de um grupo de trabalho, com representantes do setor da educação regional para dar sequência nas discussões sobre as ações que devem ser tomadas para a qualificação e aperfeiçoamento da rede técnica regional.
 Jonathan Silva

DEU XAVANTE NO BRA-PEL DO SÉCULO


Deu Xavante no clássico 348. Na tarde deste domingo (4) o rubro-negro pelotense venceu seu arqui-rival por 1 a 0, gol do meio-campo Athos. O novo ídolo da torcida xavante se mostra cada vez mais decisivo com a camisa vermelha e preta. O Pelotas jogou bem, deu trabalho, mas não suportou a pressão no segundo tempo do time xavante. Vitória para lavar a alma no clássico do século. As duas equipes voltam a se enfrentar em outubro pelo returno da Copa Laci Ughini. Pela Copinha, o Brasil chegou aos nove pontos e é o vice-líder do grupo 3, já o Pelotas é o lanterna do grupo, com 5 pontos. O Xavante volta a jogar na quarta-feira, dia de seu centenário, contra a Riopardense, em Rio Pardo. O Lobão volta a campo só no domingo, contra o 14 de julho, na Boca do Lobo.

O CLÁSSICO

           Desde 2006 não acontecia o maior clássico do interior do Rio Grande do Sul. Frente a frente duas equipes tradicionais. Duas camisas com peso e com guerreiros vestindo-as. De um lado o manto vermelho e preto, de outro a gloriosa azul e amarela. Brasil e Pelotas fizeram a cidade de Pelotas dirigir suas atenções durante uma semana para este clássico, e no domingo a cidade respirava o Bra-Pel. Jogo disputadíssimo, de grandes chances para ambos os lados, de destaques dos goleiros das duas equipes. Decidido no detalhe. O apagado camisa 10, Athos, aproveitou o único momento que não sofria marcação para marcar um belo gol, e garantir a vitória rubro-negra no clássico que mexeu as multidões. Com a vitória já são mais de sete anos sem perder um Bra-Pel.

TORCIDAS

        As torcidas fizeram um verdadeiro espetáculo nas arquibancadas do Bento Freitas. Cantando, apoiando, gritando. No duelo de quem fez mais festa nas arquibancadas o resultado foi diferente do campo. Deu empate. Isso não quer dizer que uma gritou tanto quanto a outra, ou que a diferença de cantos era imperceptível. Entretanto não se pode julgar duas torcidas apaixonadas que deram show nas arquibancadas. De um lado se via muita fumaça vermelha e enlouquecidos xavantes, de outro muitos guarda-chuvas azul e amarelo e uma torcida que não parou um segundo sequer.

TORCIDA XAVANTE


        Mais de 12 mil xavantes lotaram as arquibancadas da baixada. Como de costume se espremeram nos degraus acimentados pintados de vermelho e preto. Cantos tradicionais da charanga, provocação com a torcida rival, fumaça vermelha, muita festa e alegria, foram alguns dos ingredientes da massa rubro-negra. Que espetáculo, digno do título A MAIOR E MAIS FIEL

TORCIDA DO LOBÃO

         Ah! Enganam-se quem diga que a torcida do Pelotas não merece respeito. Amplamente menor que a do Brasil na cidade, de menor tamanho também no Estádio, essa massa áureo-cerúlea não se menosprezou, não se diminui frente aos rubro-negros. É bem verdade que não lotou a parte destinada ao time da Avenida Bento Gonçalves. Mas os mais de dois mil torcedores que estavam lá fizeram muita festa, gritaram, esbravejaram, apoiaram o amarelo e ouro que fez uma partida de igual para igual com o time da casa. E sacudiram muito os seus guarda-chuvas. Sim, guarda-chuvas. A torcida do Lobão levou inúmeros destes objetos de cores azul e amarelo. Uma cena belíssima. Quem via de longe, parecia ver uma pintura ou um mosaico. Grande festa do Lobão.

CENA TRISTE

    O Bra-Pel já havia acabado, e nenhum incidente havia acontecido entre as torcidas. Entretanto, uma pequena parcela, e assim que prefiro me referir, pois a torcida do Pelotas foi fantástica e não poderia culpar todos pela atitude de cinco ou seis, que jogaram pedras na torcida xavante. A massa rubro-negra, que fazia festa, ficou indignada, e revidou jogando as pedras de volta para o lado do Lobão. Talvez por raiva da atitude dos rivais, talvez pela inércia da Brigada Militar (BM) que assistia a cena e nada fazia. Aliás depois de uma grande atuação antes e durante o jogo, a BM deixou a desejar no fim do jogo, quando não atuo de forma incisiva já no início da confusão, coibindo que os cinco ou seis torcedores do Pelotas, jogam-se mais pedras. É uma pena que esses poucos que fizeram isso, e tantos outro poucos pelo lado do Brasil que revidaram as pedras, tenham manchado, mesmo que de forma mínima uma tarde tão linda de festa por parte das torcidas.
Jonathan Silva
Fotos: Ítalo Santos

domingo, 4 de setembro de 2011

O BRAPEL VEM AÍ

         Hoje é dia do maior clássico do interior do estado. Seis anos depois estará de volta, frente a frente, Brasil e Pelotas. Os dois maiores clubes de Pelotas duelam no Bento Freitas, às 16 horas. O jogo é válido pela Copa Laci Ughini. Na volta do clássico, matéria completa sobre o jogo que moverá multidões.

Jonathan Silva
Foto: Divulgação


sexta-feira, 2 de setembro de 2011

VEGETAÇÃO SECA PEGA FOGO NAS MARGENS DO SÃO GONÇALO


Fogo à vista. Essa frase pode ser dita por pessoas que passavam próximos a ponte que liga Pelotas-Rio Grande, e também pelo centro de Pelotas. Isso porque a vegetação seca, próxima a ponte, pegou fogo e preocupou o Corpo de Bombeiros, que está no local tentando controlar as chamas evitando que o fogo se alastre.
A atenção deve ser redobrada. Motoristas que passam pelo local estão com a visibilidade dificultada devido à fumaça negra que se alastra pela estrada. Moradores localizados embaixo da ponte estão sob alerta, devido à possibilidade de o fogo atingir essas casas.
Jonathan Silva

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

PROJOVEM TRABALHADOR IRÁ QUALIFICAR 5 MIL JOVENS GAÚCHOS


Preparar o jovem para o mercado de trabalho e para ocupações alternativas geradoras de renda. Este é o objetivo principal do Projeto ProJovem Trabalhador, que irá qualificar 5 mil jovens membros de famílias com renda per capta de até um salário mínimo no Rio Grande do Sul, por meio de um convênio assinado entre a Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social (STDS), por meio da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social e , e ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi. A solenidade acontecerá nesta sexta-feira (02), no gabinete da STDS, com início previsto para as 15h.
De acordo com o secretário Luís Augusto Lara, o ProJovem Trabalhador será uma ferramenta para retomar a qualificação de mão de obra no Estado. “Uma das prioridades de nossa pasta é a inclusão produtiva e social dos cidadãos. Com a execução deste Projeto, estaremos proporcionando uma oportunidade de emprego e renda a estes jovens, fazendo com que não fiquem expostos a situações de risco, desigualdades ou vulnerabilidades sociais,” definiu o gestor.
O plano de implementação do ProJovem prevê a inserção no mercado de trabalho de, no mínimo, 30% dos jovens. A FGTAS auxiliará na intermediação de mão de obra, por meio do cadastro dos concluintes nas Agências FGTAS/Sine. Além da qualificação nas áreas ocupacionais de administração, beleza e estética, gráfica, metalmecânica, turismo, madeira e móveis, vestuário, entre outras, os jovens receberão noções de empreendedorismo, inclusão digital, direitos trabalhistas e valores humanos. Os municípios contemplados são os seguintes: Alvorada, Bagé, Bento Gonçalves, Canguçu, Canoas, Caxias do Sul, Dom Pedrito, Gravataí, Guaíba, Montenegro, Novo Hamburgo, Osório, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, Rosário do Sul, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santana Livramento, Santo Antônio Patrulha, São Gabriel, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Torres, Uruguaiana e Viamão.
* Por Bruna Bueno

PEC DOS JORNALISTAS DEVE SER VOTADA AINDA ESTE ANO PELA CÂMARA


A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 386/09, que restabelece a exigência de diploma de jornalismo para o exercício profissional, pode ser votada em outubro ou novembro deste ano, meses em que a Câmara dos Deputados votará matérias constitucionais. A informação foi dada ontem (31/08) pelo presidente da Casa, deputado Marco Maia (PT-RS) em audiência concedida à FENAJ. 
Segundo Marco Maia, os trabalhos dos deputados, neste segundo semestre, serão difíceis, mas, em dois momentos deverão ser votadas as propostas de emendas constitucionais. Para a PEC do Diploma entrar em votação, explicou, deve estar entre as prioridades negociadas com os líderes partidários. O presidente da Câmara reafirmou seu apoio pessoal à proposta e lembrou que os empresários da mídia têm atuação muito forte dentro do Congresso Nacional. Por isso, sugeriu à vice-presidente da FENAJ, Maria José Braga, e ao primeiro-secretário, Antônio Paulo Santos, a intensificação das mobilizações em favor da votação da emenda à Constituição.
O autor da PEC dos Jornalistas, deputado Paulo Pimenta (PT-RS), também participou da audiência no gabinete da Presidência da Câmara. Segundo ele, existem interesses na não aprovação da proposta. No entanto, Pimenta acredita que uma ampla pressão dos jornalistas e estudantes de Jornalismo sobre os deputados de seus respectivos Estados vai garantir a aprovação. O deputado já apresentou requerimento à Mesa Diretora da Câmara pedindo a inclusão imediata da PEC 386 na pauta de votação no plenário, pois, a matéria já foi aprovada, em 2010, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e na Comissão Especial criada para analisar a PEC.
O deputado gaúcho está colhendo assinaturas no requerimento para mostrar que a maioria dos deputados concorda com a volta da exigência do diploma. “As assinaturas ajudam o presidente na negociação com os líderes”, disse Paulo Pimenta.
A lista dos deputados que já declararam apoio ao diploma de jornalista está disponível no site do deputado (www.paulopimenta.com.br). Cada parlamentar pode manifestar sua adesão ao requerimento por telefone, e-mail ou pessoalmente junto ao gabinete de Paulo Pimenta. O autor da PEC dos Jornalistas acredita que a adesão de 350 deputados federais ao requerimento dará força política para convencer os líderes dos partidos a colocar a PEC 386/2009 na pauta de votação. No levantamento feito por Pimenta, 57 deputados federais de 18 Estados e do Distrito Federal já manifestaram apoio à proposta. 
FENAJ intensifica mobilização
Os dirigentes que representaram a FENAJ na audiência garantiram aos deputados que a categoria, por meio de seus 31 sindicatos, vai intensificar a mobilização junto aos deputados federais para que assinem o requerimento e também para que componham a Frente Parlamentar em Defesa do Diploma. 
Frente em Defesa do Diploma recebe mais adesões
Prossegue, também, o trabalho de conquista de novas adesões coordenado pela deputada Rebecca Garcia (PP-AM) para a reinstalação da Frente Parlamentar em Defesa do Diploma. Já foram conquistadas 112 adesões.

*Informações FENAJ