Páginas

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

CAPES APROVA DOUTORADO EM ENFERMAGEM NA UFPEL


A Faculdade de Enfermagem da UFPel comemora a aprovação, pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), da criação do Doutorado em Enfermagem, que vem se juntar ao Mestrado Acadêmico, oferecido desde 2008 e que já registra 35 defesas de dissertação. O novo curso tem início previsto para março de 2012, com proposta inicial de oferta de 12 vagas.
“A aprovação do curso no tempo recorde de quatro anos é fruto do esforço conjunto da direção da Faculdade, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, da produção científica dos alunos (Mestrado) e de nossos 17 professores, cujos projetos contam com o apoio não apenas dos órgãos de fomento, mas também do próprio Ministério da Saúde”, enfatiza a professora Rita Maria Rech, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.
Segundo a coordenadora, a ênfase do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPel consiste em reverter as práticas de saúde, estabelecendo a conexão entre os serviços de saúde e a inclusão social e cidadã, fortalecendo as políticas públicas. Outro aspecto destacado é a forte vinculação com a realidade regional e a transformação da realidade de saúde nesse contexto.
Linhas de pesquisa

O Doutorado em Enfermagem da UFPel abrange três linhas de Pesquisa: Enfermagem e Saúde Mental e Saúde Coletiva; Práticas, Saberes e Cuidado na Saúde e Enfermagem no Sistema Familiar e Contexto Rural; e Processo de Trabalho em Saúde, Educação e Enfermagem.
“Nesse processo, o Programa de Pós-Graduação conta com a forte parceria do Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina, da Faculdade de Educação e da Embrapa Clima Temperado”, observa Rita.
Contribuições

Na avaliação da coordenadora, o Doutorado vem consolidar uma nova Enfermagem na região, criando um novo conceito sobre a profissão do enfermeiro. “Durante muito tempo, a Faculdade de Enfermagem da UFPel  – que completou 35 anos em 2011 – esteve muito centrada na formação, mas a prática social e a interação com o mundo globalizado, abriu o foco do curso. A criação do Doutorado compreende aspectos institucionais, regionais e de mudança de paradigma no exercício do conhecimento científico da Enfermagem, nos conduzindo a dialogar com outras instâncias mundiais”, acentua Rita Rech.
Fonte: CCS -UFPel

Um comentário: