Páginas

terça-feira, 30 de agosto de 2011

DEPUTADO CATARINA APROVA PEC DA JUVENTUDE EM SEGUNDO TURNO E GARANTE POLÍTICAS PARA OS JOVENS


Foi aprovada por unanimidade, hoje (30/08), em segunda votação, e vai à sanção do governador Tarso Genro, a PEC 212/2011, de autoria do deputado estadual Catarina Paladini (PSB), que inclui o Conselho Estadual de Juventude na Constituição do Rio Grande do Sul. Conforme o texto do projeto, altera-se o Título VII da Constituição do Estado do Rio Grande do Sul, instituindo o Conselho de Juventude.
“Este é um momento histórico para a juventude gaúcha e para este Parlamento”, afirmou o deputado Catarina, ao defender a PEC na tribuna. “Estamos garantindo na Constituição do Estado os direitos dos nossos jovens”, completou. Segundo Catarina, as crianças e os adolescentes já estão protegidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, os idosos pelo Estatuto do Idoso e, agora, os jovens, terão um conselho para atuar em sua defesa.  
“Nosso objetivo é que a temática da juventude seja discutida com a mesma intensidade que as pautas da criança, do adolescente e do idoso”, justifica Catarina. De acordo com o parlamentar, o Conselho atualmente existe por meio de decreto, o que dificulta a construção de políticas permanentes para os jovens gaúchos. “Não podemos aceitar que periodicamente, com a mudança de governo, o progresso seja interrompido e haja um retrocesso nas conquistas da juventude”, argumenta Catarina.
O que diz o projeto
Além de incluir o termo “juventude” no título do capitulo V da Constituição do Estado, a PEC 212/2011 aprovada esta semana, insere os jovens nos programas de assistência social e de proteção garantidos pela Constituição. A proposta do deputado Catarina também acrescenta o inciso VIII ao artigo 260, garantindo “atenção à juventude, na faixa etária compreendida entre 15 e 29 anos, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade social, por meio de políticas de fomento à educação, à saúde, à cultura, ao esporte, ao lazer e a geração de oportunidades de trabalho e renda”.
 “Os jovens entre 14 e 29 anos correspondem a quase 1/4 da população gaúcha. É uma parcela significativa que necessita urgentemente de políticas públicas”, afirma o parlamentar.
Teresa Cunha

CÂMARA DECIDE POR 21 VEREADORES NO LEGISLATIVO MUNICIPAL


A decisão está tomada. Em sessão na manhã desta terça (30), o legislativo pelotense decidiu o número de vereadores que irão compor a Câmara Municipal de Pelotas. Serão 21 legisladores a partir de janeiro de 2013. Houve consenso entre os vereadores quanto ao número final, apenas Ivan Duarte (contrário à decisão, pois não queria o aumento de vereadores) e José Sizenando (ausente da reunião em virtude do falecimento da mãe) não assinaram o projeto de emenda à Lei Orgânica Municipal.
Com esta decisão, Pelotas volta a ter o mesmo número de representantes no legislativo que tinha em 2004, quando o Tribunal Superior Eleitoral, por meio de resolução, diminuiu o número de vereadores das Câmaras Municipais. A Emenda Constitucional 58, de autoria do gaúcho Pompeo de Mattos, previa que Pelotas, devido ao número de habitantes, poderia ter até 23 vereadores. O orçamento da casa segue inalterado, ou seja, se manterá no 5% da receita do município.
Jonathan Silva

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

DECISÃO SOBRE AUMENTO DO NÚMERO DE VEREADORES PODE SAIR NESTA TERÇA-FEIRA


            


             Pode ser amanhã, a decisão da Câmara de Vereadores de Pelotas sobre o número de legisladores para 2013. Isto porque o Presidente da Casa, o Vereador Eduardo Leite, quer resolver o quanto antes a questão, para ter tempo de produzir a alteração da Lei Orgânica Municipal.
            São três propostas defendidas pelos 12 partidos que estiveram reunidos, hoje (29), na Câmara Municipal, em reunião sobre o tema. Sete partidos (PSC, PPS, PT, PCdoB, PSB, PR, PHS) defendem a aplicação máxima da Emenda Constitucional 58, de autoria do gaúcho Pompeo de Mattos, que prevê no caso de Pelotas (levando em consideração o número de habitantes) o aumento para até 23 vereadores. Já o PP, PSDB e PMDB defendem a volta do número de vereadores de 2004, quando eram 21 legisladores, antes de diminuir para 15. PV e PSOL defenderam a manutenção do atual número de cadeiras na Câmara.
            Lembrando que o aumento ou permanência de legisladores não alteram os gastos da Casa, que estão previstos na Lei Orçamentária do Município, ou seja, o que altera é o número de assessores por vereador, no caso do aumento de cadeiras.

Jonathan Silva

       OBS.:  A Série "Vereador: Você é contra ou a favor do aumento de cadeiras no legislativo pelotense?" obteve a resposta de apenas dois vereadores. O Petista Ivan Duarte se mostrou contrario ao aumento. Já a Peemedebista Zilda Bürkle defende o retorno de 21 cadeiras. Amanhã finalmente poderemos saber qual a posição de cada um de nossos representantes.

ADUFPEL AVALIA NESTA TERÇA-FEIRA PROPOSTA DO GOVERNO FEDERAL


Amanhã, terça-feira (30) às 18 horas, terá nova reunião da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas (ADUFPel).  Em pauta a proposta de reajuste salarial e benefícios para a categoria feita pelo governo federal. A ADUFPel, que na semana passada aprovou o indicativo de greve, está mobilizada e aderida ao movimento nacional de lutas da categoria dos docentes federais.
Veja os principais pontos da proposta do governo federal:
- Incorporar ao vencimento básico, à Gratificação Específica do Magistério Superior (GEMA)
- 4% de reajuste no vencimento básico
- Retribuição por titulação
- Antecipação do reajuste de Junho/2012 para Março/2012

Jonathan Silva

PELOTAS PODE SEDIAR AMISTOSO INTERNACIONAL EM DEZEMBRO

Ex-jogador Émerson da Rosa
Seleção campeã mundial, nos EUA, em 1994

         Segundo informações do Vice-Prefeiro Fabricio Tavares, a cidade de Pelotas pode sediar um amistoso de futebol entre a Seleção Brasileira campeã mundial de 1994 e os Amigos do ex-jogador Émerson Rosa. A partida estaria entre os eventos comemorativos aos 200 anos da cidade.

Jonathan Silva

domingo, 28 de agosto de 2011

PSB PELOTAS ELEGE NOVA DIRETORIA MUNICIPAL


catarina paladini na tribuna2.jpg (299×200)
O Partido Socialista Brasileiro (PSB) realizou na tarde deste domingo (28), no plenário da Câmara de Vereadores de Pelotas, Congresso Municipal para eleger sua nova direção que permanecerá à frente do partido pelos próximos dois anos. O evento reuniu lideranças municipais e estaduais do PSB  e contou com a paticipação do presidente estadual da legenda, Caleb de Oliveira, além do coordenador da bancada do PSB na Assembleia Legislativa, Mario Bruck  e de Carlos Valberto Bevilacqua Orling, chefe de gabinete do vice-governador do Estado.
Durante o encontro foi eleita a nova comissão executiva do PSB de Pelotas e o deputado estadual Catarina Paladini foi confirmado como presidente municipal da legenda. "O encontro foi muito produtivo, pois podemos reafirmar o protagonismo do PSB no cenário político de Pelotas", afirma Catarina. De acordo com o parlamentar, o encontro serviu, também, para integrar o partido para as próximas eleições.
Conforme o indicativo deliberado pelo novo diretório do partido em Pelotas, o PSB seguirá a orientação nacional da legenda no que diz respeito à construção de candidatura própria à prefeitura em 2012. "A partir de agora, nosso objetivo é construir um projeto popular para a eleição do próximo ano. Isso passa pelo fortalecimento de nossa nominata de candidatos à vereança e pela construção de um programa de governo", afirma o novo secretário geral do PSB em Pelotas, Leonardo Kantorski.
Informações DP - Foto: Divulgação AL/RS

UFC RIO FAZ PELOTAS PARAR!

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEikPwgEq_mr386lZm1ijdpa1LyoTHh7vpDco8-htMZ8TYc18sI3ZId7RQslVGU6RTGsZbKT8APtWPrIEvhQkV04r8n_YIUap8Ihm5Mx3pwCixjp5WAKXaop1-8J2nZNXHsTB3RgRbaVIDV9/s1600/UFC-RIO+%25281%2529.jpg

Em uma noite chuvosa na Princesa do Sul, a atenção do público pelotense se voltou ao Rio de Janeiro. Quem não saiu para curtir as tradicionais baladas de Pelotas, ficou atento a tela da televisão para acompanhar o Ultimate Fighting Championship (UFC). A edição número 134 do maior evento de MMA (Modalidade que mescla diversas formas de artes marciais) é a primeira a se realizar no Brasil. Ao todo XX brasileiros entraram no octógono (nome dado ao ringue do UFC) para lutar no Card Principal (Que contém as principais lutas da noite).

A primeira luta do Card Principal foi entre o brasileiro Luiz Banha e o búlgaro Stanislav Nedkov. O brasileiro dominou a luta durante todo tempo, aplicando golpes fortes no adversário, mas o búlgaro, quase no fim do primeiro round, acertou um direto de direita que “tonteou” o brasileiro. Daí ficou fácil para o nocaute de Nedkov. O Card Principal começou triste para os brasileiros, que durante a luta gritavam: “Ole, ole, ole, ola, Banha, Banha”.

A LENDA ESTÁ DE VOLTA AO COMBATE. O MITO RODRIGO MINOTAURO.

http://www.jb.com.br/media/fotos/2011/08/27/300w/minotauro-teve-total-apoio-da-torcida-brasileira-no-hsbc-arena.jpg

Após 18 meses de recuperação das três cirurgias que sofreu. Rodrigo Minotauro, o mito do octógono, foi mais uma vez massacrante. Voltou a velha forma, aplicou golpes fatais e não deu chances para o americano Brendan Schaub, vencendo por nocaute. O agora colorado Minotauro levantou a torcida brasileira, e enrolado em uma bandeira do Internacional falou, em português, à torcida brasileira: - Vim de três cirurgias no quadril e na cintura, e fiquei quatro meses e meio andando de muleta. Treinei três meses e meio para essa luta. Aceitei por vocês. Essa é minha luta de número 40, e é a primeira em casa. Muito obrigado a todos! Completou Minoutauro.

DECISÃO DIVIDIDA ENTRE JUÍZES DÁ VITÓRIA À BRASILEIRO

Edson Barboza foi o terceiro brasileiro a entrar no octógono. Em uma luta disputadíssima com o inglês Ross Pearson, vencedor da nona temporada do reality show “The Ultimate Fighter”, o brasileiro se saiu melhor. Na decisão dos juízes, após os três rounds de luta, deu vitória de Edson Barboza. No entanto a decisão não foi unanime entre os jurados. Mas nada tirou o brilho de mais uma vitória brasileira.

O CAMPEÃO VOLTOU. A REVANCHE DE SHOGUN.

Maurício Shogun queria revanche. O brasileiro que havia perdido em 2007 para Forrest Griffin na Califórnia, desta vez em solo brasileiro, Shogun não deu chances à Griffin e sob gritos de “O campeão voltou, o campeão voltou” nocauteou o americano, ainda no primeiro round. Mais uma vitória brasileira no Card Principal.

NUNCA SERÃO. JAMAIS SERÃO.

Anderson Silva provocou Okami várias vezes com a guarda baixa e levou a melhor
Com um bordão do Capitão Nascimento, do Filme Tropa de Elite, Anderson Silva avisou à todos: ninguém, além de mim, será campeão no UFC. Ele dominou o japonês Yushin Okami, quase o nocauteou no fim do primeiro round, mas no segundo ele “brincou” com o asiático. Aplicou golpes que o fizeram cair duas vezes ao chão, e Anderson Silva esperou ele levantar e seguiu batendo. Até que o japonês não resistiu e Silva finalizou o adversário, manteve o cinturão e se consagrou, na principal luta da noite, como o grande campeão do UFC Rio. É a nona vez que ele defende o cinturão da categoria pesos médio, e vence. Para o presidente do UFC, Dana White, Anderson Silva é o maior lutador de MMA de todos os tempos.

Jonathan Silva
 Fotos: Jornal do Brasil




sábado, 27 de agosto de 2011

5.000 ACESSOS

         Atingimos hoje a marca de 5.000 visualizações deste blog. Obrigado a todos as pessoas que acessam este blog e fazem dele seu meio de informação. É uma honra ter tanta gente prestigiando este espaço. Espero que possa cada vez mais levar as notícias e o que acontece no nosso cotidiano a você leitor. Em breve novidades no blog. Mais uma vez Obrigado.!

Jonathan Silva

CRIMINOSO É MORTO A TIROS NO FRAGATA




A onda de violência continua na cidade de Pelotas. Na madrugada deste sábado, Willian Batista Borges, mais conhecido como Paçoca, foi morto ao invadir uma casa no Bairro Fragata. O proprietário viu a movimentação estranha dentro de sua residência e com uma arma, de calibre 22, efetuou sete disparos contra o invasor. A invasão teria ocorrido por volta das 4h20min. O bandido não resistiu e morreu na hora.
O proprietário acionou, logo após o ocorrido, a Brigada Militar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Segundo relatos da BM, o morador que estava dormindo na hora da invasão, teria efetuado os disparos devido à ameaça de esfaqueamento por parte de Willian.
Com o jovem de 24 anos morto, foi encontrado uma faca, um isqueiro e um cachimbo para consumo de crack. Já o proprietário apresentou sua arma e a entregou à BM, o que facilitou a sua liberação na Delegacia de Polícia, além de ter acionado os órgãos de segurança e auxiliado na investigação preliminar. Ele vai responder o crime de homicídio e porte ilegal de armas, em liberdade.

Jonathan Silva

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

REBELIÃO NA ANTIGA FEBEM

Colchão em chamas, material escolar queimado e um clima tenso. Este era o cenário hoje (26) no fim da tarde no Centro de Atendimento Socio-Educativo (antiga FEBEM). Menores infratores da ala B do CASE deram início a uma rebelião. A Brigada Militar (BM) não informou a existência de reféns ou feridos durante a rebelião.
A situação foi controlada com a ação dos policiais do Batalhão de Operações Especiais da BM, que controlaram os rebelados da ala B. Segundo relatos dos agentes, que trabalham no local, os menores retornavam de uma atividade de lançamento de um livro. Ao perceber a situação incontrolável, os agentes se retiraram do local e acionaram a BM. Segundo a Diretora da CASE, Michele Marques, a situação está controlada e a Casa voltou a sua funcionalidade normal.


Jonathan Silva
Fotos: Carlos Queiroz

DVD 100 ANOS DO GRÊMIO ESPORTIVO BRASIL


             
       O quase centenário clube da Baixada lançou uma prévia do que será o DVD de comemoração aos 100 anos do clube. A produção é da In Cena produções. O aniversário de 100 anos do Brasil de Pelotas será no dia 7 de setembro, e diversas atividades relativas as comemorações já estão ocorrendo.

Jonathan Silva

BANCO NO CENTRO DA CIDADE É ASSALTADO


Marreta usada pelos criminosos no assalto

         
           A onda de violência segue em Pelotas. Se ontem duas pessoas foram assassinadas, hoje o pavor foi por causa de um assalto. No Centro da cidade, mais precisamente na Praça Coronel Pedro Osório, a Agência Central do Banco Bradesco foi alvo dos ladrões. O crime ocorreu por volta das 11 horas desta manhã. Quatro homens de capacete entraram em duas motos pelo estacionamento do banco e com uma marreta quebraram a porta de vidro. No interior do banco renderam funcionários e clientes.
Quatro funcionários do estacionamento foram rendidos pelos bandidos, antes dos mesmos entrarem na agência, segundo relatos da Brigada Militar (BM). Ainda com informações da BM, os criminosos, com um funcionário do estacionamento de refém, renderam uma das funcionárias do banco e levaram um malote com dinheiro. Ainda não foi divulgado o valor roubado da agência.

Na fuga houve troca de tiros entre os bandidos e a BM. As motos foram abandonadas no Porto e os assaltantes fugiram em um carro. A BM segue na busca pelos criminosos que aterrorizaram o centro de Pelotas nesta manhã.
Jonathan Silva
Fotos: Paulo Rossi

CULTURA


quinta-feira, 25 de agosto de 2011

HOMEM É MORTO A TIROS NO AREAL




Dois homicídios em menos de 24 horas. A segunda vítima na cidade de Pelotas é Antonio Carlos de Oliveira Vieira, de 31 anos, que levou dois tiros. O crime aconteceu no Bairro Areal, mais precisamente na Rua David Canabarro. Antonio estaria indo para a casa de sua avó.
Segundo informações da Brigada Militar, dois suspeitos teriam feito os disparos contra Vieira, e fugido em uma motocicleta preta. As investigações seguem, e os suspeitos ainda não teriam sido identificados pela Polícia.

Jonathan Silva

IDENTIFICADO CORPO DE HOMEM MORTO CARBONIZADO NO FRAGATA


 
Breno Gonçalves, 49 anos, está é a vítima de homicídio encontrada no Fragata com partes do corpo carbonizado. A identificação foi feita pela Polícia Civil. Breno tinha dois filhos e não era visto desde segunda-feira pela família. A Polícia já tem um suspeito, que está detido, já ameaçava à vitima a alguns dias, segundo testemunhas. Suspeita-se que motivos financeiros levaram o acusado a cometer o crime.
Os peritos do Instituto Geral de Perícias (IGP) localizaram o isqueiro e também o galão de óleo diesel, que serviu de combustível para carbonizar a vítima. O caso está sob responsabilidade da 3ª Delegacia de Polícia.
Jonathan Silva

CÂMARA ESTÁ CONVIDADA AO CENTENÁRIO XAVANTE


Para comemorar o aniversário de 100 anos do Clube, o Grêmio Esportivo Brasil organizou diversas atividades. A programação inicia no dia primeiro de setembro e segue até a data principal, no dia sete do mesmo mês. O ex-presidente Delorges Duarte entregou ao vereador Eduardo Leite, presidente da Câmara Municipal, convite para o jantar comemorativo no dia dois de setembro.
O ex-presidente agora lidera a Comissão do Centenário e diz ser gratificante representar o time do coração em uma data tão significativa. “É uma honra poder estar à frente do Brasil em mais uma conquista”, comentou.
Eduardo Leite, que é torcedor do rubro-negro, confirmou presença no jantar, que deve contar também com o governador do estado, Tarso Genro.
*AI-CÂMARA

CATARINA HOMENAGEIA POVO GAÚCHO PELA LUTA NO MOVIMENTO DA LEGALIDADE


O deputado Catarina Paladini (PSB) manifestou seu agradecimento a “todos aqueles gaúchos e gaúchas que, liderando o Movimento da Legalidade ou dele participando como heróis anônimos, tornaram possível mostrar ao Brasil e ao mundo o valor do povo brasileiro, na sua luta de resistência e de orgulho da Constituição que rege os destinos desta Nação”.
Para o parlamentar, as lições legadas pelos que participaram do Movimento de 1961, “devem ser motivo de orgulho para cada um de nós, que, hoje, temos a sorte de viver num Brasil governado pela democracia, pela pluralidade partidária e pelos movimentos ascendentes em busca da justiça e da igualdade social”.
Catarina também ressaltou a participação da juventude gaúcha e nacional na luta contra o golpe. Em seu discurso, o deputado lembrou que, liderados pela UNE, milhares de estudantes uniram forças com os trabalhadores que, por meio de seus sindicatos, decretaram uma greve unânime e pronta a desafiar a tentativa de golpe.
Como líder do PSB na Assembleia, Catarina destacou a figura de Roberto Amaral, vice-presidente do PSB e uma das grandes expressões da política nacional, que “liderou o movimento estudantil naqueles dramáticos dias em Porto Alegre e é motivo de orgulho para o partido”.
“A UNE mobilizava milhares de estudantes pelas ruas da capital, reunidos em passeatas, assembléias e atitudes que demonstravam a sua audácia: foram os estudantes que arrancaram os bancos da Praça da Matriz para reforçar as barricadas ao redor do palácio”, recordou Catarina Paladini.
Ele fez questão de destacar, também, a contribuição de dois grandes companheiros com história de luta ligada ao PSB: o Lauro Hagemann e Fúlvio Petracco. Hagemann foi a voz da Campanha da Legalidade pelas emissoras de rádio do rio Grande e Petracco liderou os estudantes.
Catarina cumprimentou a Assembleia Legislativa, que teve “participação intensa e marcante na sustentação do movimento desencadeado pelo governador Leonel Brizola”.
Em seu discurso, recordou a figura ímpar de Leonel Brizola que, de metralhadora a tiracolo e microfone aberto, lutou e convocou o povo gaúcho a lutar contra o golpe pretendido pelos ministros militares contra o vice-presidente da República, o gaúcho João Goulart.
O parlamentar ressaltou, ainda a presença do Partido Socialista Brasileiro no Movimento da Legalidade.
Fundado para atuar nas lutas sociais e na defesa das minorias, o PSB esteve ao lado de Brizola, junto aos estudantes e aos trabalhadores que formaram um exército de 50 mil homens e mulheres nas ruas de Porto Alegre.

HOMEM É ENCONTRADO CARBONIZADO NO FRAGATA


O corpo de um homem, de aproximadamente 50 anos, foi encontrado morto e com partes do corpo carbonizadas, na madrugada desta quinta-feira. A Brigada Militar chegou ao local, na Rua Frederico Bastos, no Bairro Fragata e encontrou o corpo próximo a antiga Laneira. O morador de rua, segundo informações da comunidade, não possuía uma das pernas.
Segundo relatos, a cena do crime era composta pelo corpo da vítima, um isqueiro e um galão de gasolina, que não foi achado pelos policiais. O crime choca a população pelotense pela sua violência e também por acontecer na Semana Estadual da Pessoa com Deficiência.
O Instituto Geral de Perícias irá fazer a perícia do local, que segue isolado pela BM à espera dos resultados para começar as investigações. O caso está sendo conduzido pela 3ª Delegacia de Polícia de Pelotas.
Jonathan Silva

CATARINA DEFENDE DOAÇÃO DE ORGÃOS


O deputado Catarina Paladini defendeu, na última terça (23), em sessão no plenário uma maior conscientização da sociedade para a doação de órgãos. Segundo o parlamentar do OSB, “é impossível ficar alheio a um tema como este, principalmente quando se sabe que uma única pessoa pode salvar a vida de outras 25, por meio da doação de seus órgãos!”
Durante a sessão foi anunciada a criação da Frente Parlamentar de Estímulo à Doação de Órgãos no Rio Grande do Sul, que está em quinto lugar em doações, depois de já ter ocupado o primeiro lugar. “Esses dados devem servir para encorajar mais e mais pessoas a manifestarem o desejo de serem doadoras e assim, garantir a vida de tantos outros que aguardam às vezes por anos a fio, muitas vezes até morrendo, sem a chance de receber um órgão”, enfatizou Catarina.
Ele também ressaltou a importância da ONG pelotense, Adote, Aliança Brasileira pela Doação de Órgãos e Tecidos, fundada em 1998, dedicada à divulgação de informações sobre doação e transplante de órgãos e que participa de fóruns para a definição de políticas públicas sobre o assunto. Catarina disse que a Adote é um exemplo para todos que estão indecisos ou que não pensaram seriamente a respeito da doação de órgãos.

MIRIAM MARRONI PARTICIPA EM PELOTAS DA SEMANA ESTADUAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA


A deputada Miriam Marroni (PT) será palestrante na XVII Semana Estadual da Pessoa com Deficiência, no seminário “Transporte Público e Mobilidade Urbana: Direito de ir e vir”. O evento ocorre nesta quinta-feira, 25, a partir das 14h, no auditório do Sesi, em Pelotas. 
No painel também participam o diretor-presidente da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para PPDs e PPAHs (Faders), Claudio Silva, o representante do Ministério dos Direitos Humanos, especialista em Mobilidade Urbana, Hélcio Rizzi, o diretor-superintendente da Metroplan, Elir Giradi, e o diretor de Transportes Rodoviários do Daer, Saul Sastre.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

FOTO DO DIA


Prédio ontem funcionava o Grande Hotel. Situado na Praça Coronel Pedro Osório, se destaca na arquitetura da Princesa do Sul.

ENFERMAGEM DA UFPEL REALIZA ATIVIDADE DE PRIMEIROS SOCORROS


Dentro das comemorações dos 35 anos da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), acadêmicos e moradores das proximidades da instituição, reuniram-se na manhã desta quarta-feira (24) para uma atividade.
Os estudantes Elitiele dos Santos, Beatriz Antunes, Janaína Pinto e Marcelo Silva, compareceram na Escola Municipal Ferreira Vianna nas duas últimas semanas, a fim de preparem os alunos para o evento desta quarta. Durante duas horas foram oferecidas aulas de primeiros socorros. As orientações foram repassadas pelos acadêmicos e as professoras Fernanda Cristão e Denise Dias.
Estes alunos já são cadastrados junto ao Programa Vizinhança, ao qual a Faculdade de Enfermagem está vinculada. A Enfermagem participou ativamente desde o princípio do Programa, em 2009. Através do diagnóstico populacional foram mapeadas 451 residências. Por meio do cadastramento da população atendida na Unidade Básica de Saúde da Balsa, foram cadastradas e visitadas 195 famílias, totalizando 560 moradores. As ações do projeto Educação em Saúde na comunidade estão em andamento através de visitas domiciliares, palestras, oficinas em escolas, associações locais, entre outros espaços da comunidade.
* Graça Vignolo e Monica Bandeira (Acadêmicas de Jornalismo/UFPel)

SÉRIE "VEREADOR: VOCE É CONTRA OU A FAVOR DE AUMENTO DE CADEIRAS NO LEGISLATIVO?" (ZILDA BURKLE)


Seguindo a Série “VEREADOR: VOCE É CONTRA OU A FAVOR DO AUMENTO DE CADEIRAS NO LEGISLATIVO?” desta vez publicaremos a posição da Vereadora Zilda Burkle (PMDB), que via assessoria, respondeu o email encaminhado por este editor solicitando a sua posição quanto ao tema em debate.

Abaixo a resposta da Vereadora:

Caro Jonathan Silva,
 Agradecida pelo espaço cedido em seu blog e pela importância deste assunto em questão, gostaria de me posicionar a respeito:
Sou a favor do aumento de número de vereadores para 21 por três motivos:
1º - Devido a maior representatividade que a população Pelotense terá. Com o aumento da população é imprescindível que se aumente os seus representantes;
2º - Também sigo a orientação e a posição de meu partido (PMDB), que é a favor do aumento do número de vereadores para 21 e também este já era a mesma quantidade de representantes da Câmara anteriormente;
3º - O aumento deste número de vereadores não quer dizer que o município terá mais gastos, pelo contrário, o índice de repasse para a Câmara Municipal de Pelotas, continuará o mesmo, o que isso quer dizer? Quer dizer que aumentará a representatividade da população com o mesmo valor que se gastava antes em termos de salários dos vereadores, ou seja, diminuirá o salárioa dos vereadores ou diminuirá o número de assessores dos vereadores.
Em poucas palavras não sei se pude deixar claro meu posicionamento, mas existindo alguma dúvida deixo meu gabinete inteiramente a sua disposição.
Att;
Dioni Toshiya Tavares Mizushima
Assessor Parlamentar da vereadora Zilda Bürkle

Jonathan Silva

terça-feira, 23 de agosto de 2011

SERGIO RAMIREZ É O NOVO TÉCNICO XAVANTE


Sergio Ramirez D’avila, mais conhecido como Sergio Ramirez, é o novo técnico do Brasil. A informação foi confirmada a pouco pela direção rubro-negra. Ramirez é uruguaio, tem 59 anos e já trabalhou em diversas equipes do Brasil como Bragantino, Joinville e Avaí. O último clube do treinador foi o Ituano de São Paulo.
“O Brasil é a minha cara” foi com estas palavras que Sergio Ramirez descreveu a emoção de treinar o rubro-negro pelotense. Ele vem com a missão de comandar o Brasil na luta pelo acesso a Série B do Campeonato Brasileiro, e também para a disputa da Copa Laci Ughini. A direção do Brasil correu para confirmar o novo técnico xavante após o pedido de demissão do ex-técnico Beto Almeida, que recebeu proposta de um time do Paraguai, mais precisamente o Guarany. O clube paraguaio pagou a multa rescisória ao clube da Baixada, liberando assim o técnico.
Jonathan Silva

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

SÉRIE "VEREADOR: VOCE É CONTRA OU A FAVOR DE AUMENTO DE CADEIRAS NO LEGISLATIVO?" (IVAN DUARTE)


O blog A VOZ DE PELOTAS buscará a opinião de todos os vereadores, que hoje ocupam uma cadeira na Câmara Municipal, para saber se eles são a favor ou contra o aumento das vagas no legislativo municipal. Está aberta a série: “VEREADOR: VOCE É CONTRA OU A FAVOR DE AUMENTO DE CADEIRAS NO LEGISLATIVO?”
Começamos pelo Vereador Ivan Duarte que disponibilizou em seu site nota pública expressando a sua opinião.
CONTRA O AUMENTO DO NÚMERO DE VEREADORES
A Emenda Constitucional 58/2009 obriga os vereadores brasileiros a fixarem, até outubro deste ano, o número de cadeiras para os Parlamentos Municipais. Em Pelotas serão, no máximo, 23. Hoje, são 15. Importante dizer que o Legislativo pelotense continuará sendo mantido com 5% do Orçamento Municipal, mesmo que aumente o número de edis. Ainda assim, é discutível se haverá aumento de gastos públicos...
       Há três argumentos para ser contra o aumento de vereadores. O primeiro, ao qual não me filio, vem do senso comum (consciência ingênua, não crítica), que acha possível o fim da política e dos políticos.  O segundo, que também rechaço, vem pela direita (Estado mínimo), das pessoas que entendem que só o que é privado funciona, mas não recusam uma “facilitação” junto a uma máquina pública. E um terceiro argumento, pela esquerda, que defendo e pretendo desenvolver neste artigo.
       A priori, preciso dizer que respeito as intenções e a legitimidade dos que argumentam que o aumento de vereadores significará maior representação política, porém questiono esta representatividade.
      Em Pelotas, por exemplo, metade da população é composta por mulheres e afro-descendentes. Exercendo a vereança, são 14 homens, apenas uma mulher e nenhum negro. Também não há representatividade por bairro, idade ou classe social. Aumentando apenas o número de cadeiras, nem as mulheres, nem os negros, nem os jovens, nem os trabalhadores dos bairros, nem a cidadania como um todo, discutirão os critérios que os deixam tão mal representados.
       Além disso, no atual sistema, os eleitos não resultam de um debate político ou ideológico, e sim representam a força das grandes máquinas partidárias, sua capacidade financeira e personificação marqueteira-midiática, em que não é relevante, para a maioria do povo, se o partido ou o candidato é conservador, liberal, socialista...
       Existe, ainda, a praga da corrupção. No lugar de aumentar vereadores, temos é que mudar as regras deste jogo e lutar por uma Reforma Política. Nosso sistema é uma porta aberta aos corruptos. De cada três crimes de corrupção apurados no Brasil, dois estão ligados a campanhas eleitorais que, contabilizando somente o último pleito (2010), envolveram arrecadações (declaradas) de 3,3 bilhões de reais. São empresários, marqueteiros e políticos num jogo em que o dinheiro público é o grande objetivo, e não a representação da população. Evidentemente, há exceções.
        Há bons políticos, mesmo nesse sistema. E é legítimo os partidos buscarem crescimento. Mas aumentar vereadores não significará aumentar, adequadamente, a representatividade, e sim ampliar um sistema que se revela despolitizante, personificador e suscetível à corrupção.  Antes, urge uma Reforma Política.  
Pelotas, agosto de 2011.                                                
IVAN DUARTE

OFICIAL: BETO ALMEIDA NÃO É MAIS O TÉCNICO DO BRASIL

            
     Agora já é oficial. Beto Almeida está se transferindo para o Guarany do Paraguai. A informação foi veiculada no TV COM Esportes e no PAPO DA BOLA da Rádio Universidade agora a noite. O técnico recebeu uma proposta do time paraguaio e aceitou se transferir deixando o Brasil. Galego poderá ser o técnico 'interino' na quarta-feira contra o São Paulo, no estádio Bento Freitas. A vinda de Itamar Schülle (na foto em entrevista a este repórter quando técnico do Pelotas) está condicionada a dois fatores: Um acerto sobre a multa contratual com o Novo Hamburgo e o tempo de contrato com o Brasil. O presidente Rubro-Negro - André Araújo - teria oferecido contrato apenas para a Série C do Brasileiro e Itamar quer até o fim do Gaucho da B do ano que vem, já que tem estabilidade no Novo Hamburgo até o final do Gauchão 2012.

* Informações Paulo Gastal Neto

domingo, 21 de agosto de 2011

UM MALUCO BELEZA EM NOSSA HISTÓRIA: A VIDA SEM RAUL SEIXAS

     Há 22 anos perdíamos o “Maluco Beleza”. Raul Santos Seixas, ou simplesmente Raul Seixas, nasceu na Bahia em 1945 e se tornou um dos maiores cantores de rock do país. Com seu estilo irreverente e suas letras que marcaram um momento alternativo brasileiro, o Pai do Rock arrastou multidões por onde passou.
Ao longo de seus 26 anos de carreira, o cantor e compositor escreveu músicas como “Sociedade Alternativa” “Gita” e “Mosca na Sopa”, mas a sua mais famosa canção é “Maluco Beleza” que lhe rendeu o apelido. Raul era interessado por psicologia, filosofia, história e literatura, que o serviam de inspiração para suas letras. Até os dias de hoje as músicas e o estilo de Raul Seixas serve de inspiração para os jovens músicos nacionais.
        Um de seus inúmeros parceiros musicais foi Paulo Coelho. O escritor brasileiro em companhia com Raul escreveu “Sociedade Alternativa”. Uma Sociedade baseada nos escritos do bruxo Aleister Crowley, propondo que “Faz o que tu queres há de ser tudo da lei” segundo sua a Lei de Thelema. Alguns pesquisadores afirmam que esta música tem uma relação com o comunismo e o movimento revolucionário instalado no Brasil, que lutava pela volta da democracia no país.
Veja alguns trechos do manifesto da Sociedade Alternativa:
1 - O espaço é livre. Todos têm direito de ocupar seu espaço.
2 - O tempo é livre. Todos têm que viver em seu tempo, e fazer jus às promessas, esperanças e armadilhas.
3 - A colheita é livre. Todos têm direito de colher e se alimentar do trigo da criação.
4 - A semente é livre. Todos têm o direito de semear suas idéias sem qualquer coerção da INTELEGÊNZIA ou da BURRÍCIA.
5 - Não existe mais a classe dos artistas. Todos nós somos capazes de plantar e de colher. Todos nós vamos mostrar ao mundo e ao Mundo a nossa capacidade de criação.
6 - "Todos nós" somos escritores, donas-de-casa, patrões e empregados, clandestinos e careta, sábios e loucos.
7 - E o grande milagre não será mais ser capaz de andar nas nuvens ou caminhar sobre as águas. O grande milagre será o fato de que todo dia, de manhã até a noite, seremos capazes de caminhar sobre a Terra.
Raul Seixas morreu em 21 de agosto de 1989, vítima de uma parada cardíaca. Suspeita-se que seu alcoolismo combinado com a sua diabete, provocou sua morte. Outro agravante foi o fato de não ter injetado insulina, hormônio responsável pelo controle de glicose no organismo, causando-lhe uma pancreatite aguda fulminante. Seu corpo fora achado às 7 horas da manhã daquela fatídica segunda-feira pela empregada do cantor. Seu corpo foi velado em São Paulo e sepultado no Cemitério Jardim da Saudade em Salvador. O corpo de Raul Seixas se foi, mas o “Maluco Beleza” segue vivo em nossas memórias.





Jonathan Silva



sábado, 20 de agosto de 2011

XAVANTE QUER BUSCAR A REABILITAÇÃO EM CAXIAS DO SUL


      No último domingo, jogando contra a Chapecoense, o time Xavante conheceu a primeira derrota nesta Série C do Campeonato Brasileiro. Na quarta-feira, em Santana do Livramento, o Brasil enfrentou o 14 de Julho, e também perdeu o primeiro jogo na Copa Laci Ughini.
       Mesmo sendo negativos, os resultados não chegaram a afetar as pretensões rubro-negras em nenhuma dos certames. De qualquer maneira, os jogadores querem acabar com essa sequência ruim, e voltar a comemorar no domingo, quando encaram o Caxias, no clássico gaúcho da competição nacional, que vai ser disputado no estádio Centenário.
Imagem01
Meia espera jogo duro na serra, mas conta com a vitóra Xavante. Foto: Carlos Insaurriaga
      - Esperamos um jogo muito difícil, onde as duas equipes precisam de um resultado positivo, mesmo estando em situações diferentes. Acho que vai ser um jogo aberto, mas nós vamos com o objetivo focado, tentando colocar o nosso ritmo dentro de campo pra conseguir uma vitória – destacou o meia-atacante Athos.
      - A gente precisa vencer pra pensar em classificação. O Caxias vai tentar dificultar ao máximo a nossa vida, mas o Brasil vai com tudo para esse jogo. Nesse momento a gente precisa desses três pontos pra ficar mais perto da próxima fase. A gente sabe que vai ser difícil, mas a gente vai buscar o nosso objetivo até o final – completou Guilherme, companheiro de Athos no setor de articulação da equipe da Baixada.
      Com sete pontos na tabela de classificação da Chave D, o Xavante está em terceiro lugar, ao lado da Chapecoense e colado com o líder Joinville, que tem oito. Já a equipe serrana conquistou apenas dois pontos nos primeiros quatro jogos, e segura a lanterna do grupo. Caxias x Brasil está marcado para começar às 15h.

Leonardo Crizel - AI/GEB

FOTO DO DIA

Luminária da Universidad de la República - MONTEVIDEO - URUGUAI (Foto: Jonathan Silva)
* Foto tirada em recente ida a capital uruguaia para participar do 16° Congresso Latino Americano e Caribenho de Estudantes

INSCRIÇÕES PARA O XX CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFPEL SE ENCERRAM NESTE DOMINGO


As inscrições para o XX Congresso de Iniciação Científica da UFPel encerram neste domingo (21). As inscrições devem ser realizadas exclusivamente online no site oficial do evento.
O XX Congresso de Iniciação Científica (XX CIC) ocorrerá entre os dias 8 e 11 de novembro de 2011 no prédio da Engenharia Industrial Madeireira, localizado na rua Conde de Porto Alegre, 793, no centro de Pelotas - RS.
Não haverá datas posteriores para inscrições no referido evento, conforme também está explanado no regulamento do XX CIC.
Mais informações podem ser obtidas, no endereço http://www.ufpel.edu.br/cic.

ADUFPEL APROVA INDICATIVO DE GREVE


A ADUFPel, sindicato dos docentes da UFPel, decidiu aprovar o indicativo de greve na Assembléia Geral da categoria realizada ontem. A luta é por melhorias nos salários. O indicativo de greve, sem data definida, foi aprovado junto com a paralisação dos dias 23 e 24 de agosto. A ASUFPel, entidade dos servidores, que já havia deflagrado a greve na tarde desta quinta-feira. Os servidores públicos da educação estão mobilizados por melhorias salariais para a categoria e não chegaram em um acordo com o governo federal.
Confira na íntegra a nota divulgada pela ASUFPel sobre as deliberações da Assembléia Geral.

DELIBERAÇÕES DA CONTINUIDADE DA ASSEMBLEIA
GERAL PERMANENTE: 18/08/2011

 





Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas Seção Sindical do ANDES-Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior
 
Rua Major Cícero, 101 - PELOTAS/RS  96015-190
Fones: (53) 3225-4236 / 3227-2360 Fax: 3225-5581

Aprovado o indicativo de Greve sem data, por ampla maioria;
Aprovado a Paralisação por ampla maioria, nos dias 23 e 24 de agosto;
No dia 23/08, haverá reuniões nas Unidades; 
No dia 24/08, será realizada uma Assembleia Geral da Comunidade, chamada pela ASUFPel, DCE e ADUFPel; 
Foi aprovada, moção de apoio aos Professores do Ensino Básico na luta pela implantação do piso salarial nacional da categoria.